Cápsula de um tempo pandêmico: autores reúnem desabafos e reflexões sobre o espírito da época

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

Descompromissado com os formalismos, mas comprometido com os sentimentos diante dos fatos. Esta é a proposta que norteia o livro Pandemia Literária: coletânea de textos escritos em tempos de quarentena. Publicado pela Muruci Editor, o livro reúne 25 autores sob organização de Juarez Braga Zamberlam e Nelson Brauwers em gêneros tão diversos quanto a crônica, o poema e o conto, além de reflexões e posts de rede social que representam toda a miríade de emoções levantadas pela realidade da pandemia de Covid-19. As angústias com a rápida disseminação do novo coronavírus, o isolamento social, os novos costumes advindos com a pandemia, as incertezas sobre a progressão da calamidade – está tudo aqui, como num diário coletivo que deve ser conhecido agora e guardado para as gerações futuras.

Entre os textos, há autores que publicam desabafos e frustrações pela condução da crise sanitária, as contradições no discurso das autoridades públicas em diferentes instâncias de poder, reflexões sobre o futuro: uma diversidade de sentimentos que traduzem a época que vivemos. “O importante era se manifestar, exercer a liberdade de expressão, para, quem sabe, deixar um registro do período duro e profícuo que a humanidade como um todo, e cada um com suas idiossincrasias, está atravessando”, explica Zamberlan.

Os autores que participam da antologia são: Ana Lúcia Silveira Machado, Aline Adriane Frank Ciechowicz, Antônio Alberi Maffi, Ari João Anschau, Carlos Grün, Daniel Llano, Daniel Feix, Eloi Valdir Horst, Giovana Marcolan Zamberlan, Goretti Grossi, Ivânio Dalagno, Jarbas Figueira Osório, Jorge Duarte Barbosa, Juarez Paulo Braga Zamberlan, Luis Alberto Cassol, Luiz Paulo Faccioni, Marta Azzolin, Marco Mello, Mariana Lima, Nelson Brauwers, Neusa Tolfo, Paulo Roberto Tiecher de Jesus, Rita Ribes Suimar, João Bressan e Vinicius Bindé Arbo de Araújo.

A obra está disponível no site da editora (link externo).

Pandemia Literária: coletânea de textos escritos em tempos de quarentena
Juarez Braga Zamberlam e Nelson Brauwers, orgs.
204 p.
Muruci Editor
R$ 40
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s