Livro sobre prefeitos de Porto Alegre marca estreia da editora Abre Parêntese

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

O Grupo Matinal Jornalismo lançou no dia 8 de abril a editora digital Abre Parêntese. Seu objetivo é oferecer aos leitores uma produção editorial literária, ensaística e científica que ajude a pensar o presente e o passado, com vistas ao futuro. A primeira publicação da editora é o livro digital Os prefeitos de Porto Alegre: A história dos mandatários da capital gaúcha, com organização do Matinal Jornalismo e Fronteira – Agência de Jornalismo.

A obra traz a trajetória de todos os prefeitos que exerceram o cargo em Porto Alegre, desde a instituição da República, em 1889. A linha do tempo começa por Felicíssimo de Azevedo, primeiro presidente da Junta Comercial, até o mandato de Nelson Marchezan Júnior, entre 2017 e 2021, e delineia o desenvolvimento urbanístico e os reflexos da política nacional na Capital do Rio Grande do Sul. O projeto é resultado da série Prefeito da Semana, veiculada no Matinal ao longo de 2020.

O selo também contará com o Clube Abre Parêntese. Os sócios do clube de assinaturas receberão um livro digital novo a cada mês, além de acesso livre ao acervo da editora e aos produtos do Grupo Matinal Jornalismo (newsletter Matinal, revista Parêntese e site Roger Lerina). Inicialmente, a editora vai trabalhar com e-books mensais.

Com curadoria dos professores Luís Augusto Fischer e Eduardo Vicentini e do diretor geral do grupo Filipe Speck, a iniciativa surgiu dentro da revista digital Parêntese. A publicação, que traz reportagens, entrevistas, análises, ensaios e etc., viu uma série de temas importantes serem abordados e a necessidade de se aprofundar em alguns fez surgir a editora.

“Uma revista, um jornal, um livro, é sempre uma aposta no futuro. Uma editora representa essa aposta em escala ainda maior. Nossas edições, que serão digitais e abrem a possibilidade de imprimir os livros sob demanda, pretendem ser uma abertura de parêntese no fluxo da vida. Um intervalo que permita mergulhar em estudos, ficções, ensaios, em que a Filosofia e as Ciências Humanas terão lugar assim como a Literatura, a Crítica Literária e as Ciências da Natureza”, comenta Luís Augusto Fischer.

O próximo lançamento da Abre Parêntese, marcado para maio, é o livro Até que a razão os separe – Dez Cenas Sobre Casamento e Filosofia, de Eduardo Vicentini de Medeiros. Para mais informações, acesse o site (link externo).

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s