Atividade terá duas turmas, às quartas-feiras e sábados, a partir de 28 de julho
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
A partir de quarta-feira, 28 de julho, a escritora Clara Corleone promove a primeira edição de seu curso de escrita criativa. Com quatro encontros semanais online, a atividade propõe aos alunos que eles possam “escrever a história que desejam ler”. Usando exemplos da literatura – do personagem Harry Potter a intelectual Susan Sontag – e também e histórias do audiovisual – tais como os filmes Era uma vez em Hollywood, Psicose e a série Roma -, passando por canções do Chico Buarque, personalidades reais como Marilyn Monroe e Frida Kahlo e até dos quadrinhos Asterix e Obelix, Clara promoverá momentos teóricos e práticos em cada uma das aulas.
“Não importa se o aluno já escreveu ou publicou algo ou se está desenvolvendo algum projeto. Caso o foco não seja publicar uma obra, mas sim produzir conteúdo para redes sociais ou apenas exercitar a criatividade, o curso também atende essas demandas”, revela a atriz e escritora, autora de O homem infelizmente tem que acabar, vencedor do Prêmio Minuano em 2020 na categoria crônicas.
Entre os temas abordados na oficina, estão: Nada se cria, tudo se copia: a cópia como disparador de criatividade, machismo na autoficção, definindo cada capítulo em apenas uma frase e muito mais.
É possível se matricular na turma de quarta-feira (encontros nos dias 28 de julho, 4, 11 e 18 de agosto, às 18h30), ou de sábado (14, 21, 28 de agosto e 4 de setembro, às 15h) e também fazer aulas avulsas. O investimento total é R$ 200,00 ou R$ 50,00 a aula com pagamento via PIX ou depósito bancário.
Mais informações claraalencastro@gmail.com ou pelo Instagram @claracorleone.
Sobre a autora
Clara Corleone é atriz e escritora. Já teve textos publicados no jornal Zero Hora e no site Lugar de Mulher. Desde 2017 comanda um sarau literário com seu nome. O homem infelizmente tem que acabar – crônicas, deboches e poéticas, seu primeiro livro – editora Zouk com o selo da Casa da Mãe Joanna, de Joanna Burigo – está, atualmente, em sua quarta impressão e foi vencedor do Prêmio Minuano de Literatura, categoria crônicas (2020). Também em 2020, Clara foi contemplada com dois prêmios no edital FAC Digital RS – como apresentadora com seu sarau virtual em parceria com a produtora Ah Tri Cultural e como dramaturga do projeto Músicas para remendar o coração em parceria com a artista Bruna Paulin.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.