Um romance fantástico com os pés firmes na realidade

Escritor de Canoas estreia na literatura com duologia fantástica; obra inaugura o catálogo da Atípica Editorial, dedicada à autoria de minorias sociais

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

As crônicas da Nova Grécia é o livro de estreia do escritor Jonas Lima Alves. Esta obra de literatura fantástica, apesar de ambientada no passado, tem analogias claras a acontecimentos que, ainda hoje, afetam nosso presente.

Seus protagonistas são Lisimba – semideus que herdou seu nome e sua aparência do pai egípcio, embora seja grego e tenha habilidades excepcionais como sua mãe, Afrodite – e Zara – filha de uma egípcia e um indiano, tornada guerreira com o auxílio de Hércules. Ambos se veem num lugar divido em dois reinos, Atenas e Esparta, onde os líderes se preparam para uma guerra iminente pela unificação da Grécia.

Zara, por ter jurado lealdade à Afrodite, se junta ao filho da deusa para protegê-lo numa jornada perigosa, posto que Lisimba prometeu levar a princesa ateniense Aletha, que se encontra em solo espartano, de volta a Atenas. Fazem isso cientes de que, mais perigosos do que as criaturas com as quais se depararão pelo caminho são os senhores e as senhoras gregos, sempre imensamente desconfiados de qualquer pessoa de pele escura.

As crônicas da Nova Grécia foi produzido ao longo de dois anos, pautado em muitas pesquisas para ambientar adequadamente a aventura – embora o romance se passe em uma versão alternativa da Grécia que conhecemos. Motivado a escrever uma história que não estava acostumado a encontrar, deu enfoque à representatividade ao construir seus personagens e seu universo em geral, a partir de sua própria experiência como minoria.

Além deste livro marcar a estreia de Alves, é também o primeiro do catálogo da Atípica Editorial, uma editora digital que publica obras de literatura fantástica e não ficção escritas apenas por minoriais sociais. A Atípica foi criada por Kátia Regina Souza, mulher autista que trabalha há mais de sete anos com edição de textos e revisão.

Sobre o autor
Jonas Lima Alves é natural de Canoas, Rio Grande do Sul. Quando criança, se viu fascinado por filmes do século XX baseados na Mitologia Grega, como Hércules (1983), Jasão e os Argonautas (1963) e a A Odisseia (1997), sendo este último seu longa-metragem favorito do gênero. Na adolescência, a paixão se estendeu aos livros: tinha como favoritos Olimpo – A Saga dos Deuses, de Márcia Villas-Bôas, Tróia, de Cláudio Moreno, e a saga Percy Jackson, de Rick Riordan. Já no início da fase adulta, começou a escrever por sugestão de um amigo. As crônicas da Nova Grécia (Livro II), já escrito e em processo de edição, encerrará a duologia.

As crônicas da Nova Grécia
Jonas Lima Alves
E-book
R$ 16,99
Atípica Editorial
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s