Intersecções da ficção e da História em debate

Luiz Carlos Torres Araújo lança edição impressa de “Os Condenados” em uma live no dia 8 de setembro, às 19h

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Na década de 50, um general nazista forma no Brasil uma família e se torna um grande empresário rural. O apoio do alemão ao regime militar implantado a partir de 64 o faz alvo de um sequestro. Um grupo guerrilheiro arquiteta trocá-lo com o Mossad por recursos que deem musculatura à resistência armada. A perseguição aos guerrilheiros os leva a um esconderijo exótico, quase selvagem, onde terão que viver de forma primitiva e solidária.

Esta é a sinopse de Os Condenados, romance de Luiz Carlos Torres Araújo. A obra, publicada em outubro de 2020 em e-book, ganha agora uma edição impressa e será lançada na live Cruzamentos entre o histórico e o literário, em que o autor conversa com a Mestra em Ciência da Comunicação Elvira Coelho Hoffmann. O bate-papo ocorre no dia 8 de setembro, às 19h, na página do Facebook Literatura RS. A mediação será feita pelo jornalista Vitor Diel.

Entre os temas debatidos, estão o processo de construção dos personagens, as escolhas narrativas e as intersecções entre ficção e História. O entrelaçamento orgânico de personagens fictícios e personalidades históricas é o grande atrativo de Os Condenados. Com uma narrativa envolvente e dinâmica, Araújo transporta os leitores para o sul do Brasil na década de 1960, em um contexto imaginado e verossímil que envolve ex-oficiais nazistas, a guerrilha de esquerda, grupos organizados da elite econômica e muitos outros núcleos de personagens que se movimentam pela história com agilidade, garantindo um clima de thriller e conspiração permeado por relacionamentos amorosos e familiares de características diversas.

Historiador por formação, o autor demonstra uma habilidade notável na representação das épocas e das realidades sociais e políticas. Como um recurso auxiliar, Os Condenados apresenta uma série de notas com informações históricas que se prestam não apenas como contextualização de um tempo, mas como uma segunda narrativa que transcorre de forma paralela àquela ficcionalizada pelo autor.

Autor conversa com Elvira Coelho Hoffmann e Vitor Diel no dia 8 de setembro, às 19h, no Facebook do Literatura RS

Sobre o autor
Luiz Carlos Torres Araújo é pós-graduado em História e Ecologia Humana pela Unisinos – RS. É natural de Porto Alegre. Lecionou em diversas cidades, mas concentrou seu trabalho em São Leopoldo e Novo Hamburgo. A atuação na vida sindical o levou a escrever e palestrar sobre temas ligados à educação e aos conflitos sociais. Depois de atuar no ensino médio e superior, uniu a experiência resultante das andanças ao encanto pela literatura de ficção. Desse enlace surgiram contos, crônicas e romances. Antes de Os Condenados publicou A Noite Não Termina (2019). Seu próximo lançamento abordará os duzentos anos da Independência do Brasil.

Sobre a convidada
Elvira Coelho Hoffmann nasceu em 1945, em Santo ngelo/RS. Graduada em música/piano; Graduação em Letras: Português-Francês; Mestrado em Ciência da Comunicação, Semiótica. Publicações em co-autoria: Português Básico e Domínio da Expressão. Professora aposentada da Rede Estadual de Educação e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Os Condenados
Luiz Carlos Torres Araújo
260 p.
R$ 53,99
Editor UICLAP
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s