Bildungsroman pré-milenar

Romance de Lucio Carvalho acompanha personagem que retorna às raízes juvenis no interior do Rio Grande do Sul

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

Num final de semana do verão de 1999, um escritor e sua mulher, grávida, retornam a uma cidade do interior do Rio Grande do Sul para uma homenagem a seu pai, político local falecido há uma década. Durante a viagem e nestes dias, ele refará sua vida até aquele momento, vésperas da virada do milênio.

Escrito por Lucio Carvalho, este romance de formação narra as transformações por que passam uma amizade, uma família e uma cidade do interior gaúcho nos explosivos anos 80 até o final dos anos 90. Na mente de um protagonista que deixa para trás a adolescência, legados e projeções familiares para atingir a idade adulta em Porto Alegre, o mundo nunca mais será o mesmo.

Antes de ser publicado pela Saraquá e numa edição limitada, este livro chamou-se Trapézio. Ao final de muitas releituras, calhou de voltar ao seu primeiro título, Fica na tua.

Confira um trecho abaixo.

Na verdade, naquela época eu pensava que ninguém fosse inteiramente má pessoa; e que mesmo para os piores comportamentos haveria justificativas razoáveis, uma razão oculta ou até mesmo uma série delas. O Alexandre nunca seria uma má pessoa pelo que eu pensasse dele, mas, pelas coisas que me levou a fazer, em algum momento eu passei a duvidar disso. Acontece que nesse mesmo momento eu começava a duvidar de tudo o mais que eu podia ver e compreender: desde a plena felicidade do casamento de meus pais, da honestidade e solidez moral do vereador Bonifácio, da razoabilidade das ordens e comandos de Júlia, dos professores do Nossa Senhora de Lourdes e até da inocência da minha mãe, que também, às vezes, parecia ter uma cômoda cumplicidade com os gastos alucinados que o pai fazia a cada eleição e, para ser sincero, também no intervalo entre uma e outra.

Sobre o autor
Lucio Carvalho nasceu em Bagé (RS), em 1971. Foi co-editor do portal Inclusive, premiado em 2010 com o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, pela OEI/SPR. Autor de diversos livros, é pós- graduado em Literatura Brasileira pela UFRGS e tem publicado em veículos de todo o país. Desde 2020, é editor da revista literária Sepé.

Fica na tua
Lucio Carvalho
286 p.
R$ 45 + frete
Saraquá Edições
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s