Livro relata viagem de bicicleta no entorno da Lagoa dos Patos

Lançamento de cicloturista Demétrio de Azeredo Soster é sua mais recente incursão pelo gênero da narrativa de viagem

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Operação Mar de Dentro, o novo livro do professor, escritor e cicloturista Demétrio de Azeredo Soster no estilo narrativas de viagem – o quinto de sua autoria nesse gênero – já se encontra disponível para download, em formato e-book PDF, na loja da Editora Catarse (link externo).

Em 86 páginas, e com muitas fotos coloridas, Demétrio relata a cicloviagem que realizou sozinho e de forma autossuficiente, em janeiro de 2021, no entorno da Lagoa dos Patos, o nosso Mar de Dentro, que é como os antigos chamavam a maior laguna da América do Sul. E com razão: lá se vão 265 km de extensão, 60 km de largura e profundidade média de três metros, o que representa uma lâmina de água de 10.144 km².

Em seu total, foram 11 dias de viagem, ou 937,11 km pedalados. A trip se iniciou no dia 14 de janeiro de 2021, uma quinta-feira de sol, em direção a Porto Alegre; atravessou o Guaíba de catamarã, e rumou em direção ao Sul por cidades como Tapes, Arambaré, São Loureço do Sul, Pelotas e Rio Grande. Chegando em Rio Grande, atravessou, de barco, para São José do Norte, e, daí, em linha reta novamente, mas no sentido contrário (sul/norte), passando por lugares como Estreito, Tavares, Mostardas e Capivari do Sul.

Sempre pela BR 101, rumou em direção a Osório, no Litoral Norte, onde se encerrou formalmente a cicloviagem, ainda que tenha seguido um pouco mais junto à Lagoa dos Quadros, na altura de Capão da Canoa.

No prefácio, o também escritor e cicloturista Charles Zimmermann salienta que Operação Mar de Dentro “(…) é um relato sincero. Quem já realizou alguma viajem de bicicleta, que seja de um dia apenas, irá se identificar aqui. Esse livro é uma leitura altamente recomendável para quem pretende algum dia sair de bicicleta por aí afora”.

Por meio de QR Codes dispostos na abertura dos capítulos, pode-se ter acesso a imagens em movimento que Demétrio gravou durante a trip com sua câmara GoPro, bem como depoimentos das pessoas com quem cruzou em seu caminho. Ao final do livro, ainda, um QR Code (o mesmo indicado abaixo) permite acesso gratuito ao documentário homônimo da cicloviagem.

A edição do documentário é de Gelson Pereira; a trilha, criada especialmente para o filme, de Killy Freitas, e o projeto gráfico, de Gabriel Renner.

Sobre o autor
Demétrio de Azeredo Soster é jornalista, professor universitário, escritor e cicloturista. Pós-doutor pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2016), é membro-fundador da Academia Santa-cruzense de Letras (ASCL), da Associação Santa-cruzense de Escritores (ASCE) e da Associação Gaúcha de Cicloturismo (Agacitur). Organizou, com outro autores, 15 livros voltados à área de jornalismo, comunicação e narrativas. É autor, em literatura, de Tempo Horizontal (Edunisc, 2013); Livro de Razão (Insular, 2014); Quase Coisa (Catarse, 2015); Pérolas de Pedro (Catarse, 2015); Livro das Sombras, Jazz & Outros Poemas (Catarse, 2016); Operação Banda Oriental (Catarse, 2017); Pérolas de Pedro: 2ª edição revisada e ampliada (Catarse, 2017); Operação Valparaíso (Catarse, 2018); Honkyoku (Catarse, 2019); Operação Carretera Austral (Catarse, 2019); Operação Campos de Cima da Serra (Catarse, 2020), O livro das sombras (Catarse, 2020), e, finalmente, Operação Mar de Dentro (Catarse, 2021). Reside atualmente em Santa Cruz do Sul.

Operação Mar de Dentro
Demétrio Azeredo Soster
86 p.
R$ 20 (E-book)
Editora Catarse
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s