Livro de Eliane Brum conquista o Prêmio Vladimir Herzog

Lançado pela Arquipélago em 2019, ‘Brasil, construtor de ruínas’ vence na categoria Livro-Reportagem

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Uma das mais admiradas e compartilhadas colunistas do país, Eliane Brum conquistou o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos com seu livro Brasil, construtor de ruínas. Lançada em 2019 pela Arquipélago, a obra foi vencedora na categoria Livro-Reportagem.

Partindo das reportagens e artigos de opinião escritos nos últimos anos, especialmente para sua coluna no jornal El País, a autora documenta não só as mudanças objetivas, mas também as subjetivas, às vezes mais determinantes – da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro operário a alcançar o poder, aos primeiros cem dias do governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro. Também analisa temas centrais para a compreensão das duas primeiras décadas deste século, como o crescimento dos evangélicos, o racismo estrutural, a violência que mata os mais pobres, os novos feminismos, a desmemória e o autoritarismo que nos espreita há mais tempo do que admitimos. E interpreta o Brasil a partir da violação da floresta por governos tanto de esquerda quanto de direita. A Amazônia é o “centro do mundo” – e também deste livro.

Brasil, o construtor de ruínas está disponível nas livrarias e no site da Arquipélago Editorial por R$ 44,90 (link externo).

Sobre a autora
Eliane Brum, nascida em Ijuí (RS), em 1966, é jornalista, escritora e documentarista. Iniciou na imprensa em 1988 e tornou-se uma das repórteres mais premiadas do Brasil. Publicou sete livros – seis de não ficção e um romance. Pela Arquipélago, lançou A vida que ninguém vê (Prêmio Jabuti de melhor livro de reportagem), A menina quebrada (artigos), O olho da rua (reportagens), meus desacontecimentos (memórias) e Uma duas (romance). Atualmente, é colunista do jornal El País e colaboradora do The Guardian. Vive em Altamira, na Amazônia.

Brasil, construtor de ruínas
Eliane Brum
304 p.
R$ 44,90
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s