Com Fernanda Bastos e Nathalia Protazio e mediação de Clarissa Lima
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
No dia 19 de novembro, sexta-feira, às 20h, o Facebook da Secretaria de Estado da Cultura promove a live Letras Pretas do Sul com a participação de Fernanda Bastos e Nathalia Protazio e mediação de Clarissa Lima. As convidadas debatem sobre a autoria de mulheres negras. O evento é ápice de uma programação especial sobre o Mês da Consciência Negra, que contou com a curadoria de Sabrina Lindemann.
“Diante dos números apresentados em pesquisas sobre o restrito perfil de autores, publicados por grandes editoras, na literatura contemporânea, vamos conhecer quem são as autoras negras que fazem literatura em nosso Estado, e como se chega à obra delas. Este é o grupo que menos aparece nesse mercado editorial, segundo as pesquisas, nesse recorte de mais de 3 décadas”, explica a curadora.
Sobre as participantes
Clarissa Lima da Silva é jornalista, coordenadora da Assessoria da Diversidade da Secretaria de Estado da Cultura.
Nathallia Protazio é pernambucana, farmacêutica e escritora. Já morou em muitos lugares, incluindo São Paulo e Lausanne, Suíça. Hoje vive em Porto Alegre/RS, onde acaba de lançar o título Aqui Dentro, na coleção de bolso A voz da Ancestralidade, pela Editora Venas Abiertas. O livro está disponível pelo Instagram da autora: @nathalliaprotazio.
Fernanda Bastos é jornalista e escritora. É editora-geral da Figura de Linguagem e também servidora pública estadual. Mestranda em Comunicação e Informação (Fabico), é formada em Letras (Ufrgs). É autora de Dessa Cor e Eu vou Piorar, ambos pela Figura de Linguagem.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.