Gibiteca BPE promove bate-papo sobre jornalismo e quadrinhos

Gabriela Güllich, Augusto Paim e Pablito Aguiar discutem a entrevista e a reportagem na linguagem dos HQs no dia 30

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

No dia 30 de abril, sábado, a partir das 16h30, Augusto Paim, Gabriela Güllich e Pablito Aguiar encontram-se na Gibiteca da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190 — Centro Histórico, Porto Alegre/RS) para a conversa Jornalismo em Quadrinhos: narrativas visuais de histórias reais. O evento tem curadoria de Guilherme Smee e é destinado a jornalistas, quadrinistas e fãs do universo HQ. A entrada é gratuita e o número de vagas é limitado.

“Cada vez mais desenhistas estão se tornando repórteres, noticiando sobre eventos reais no formato de HQ. A crescente popularidade traz consigo a necessidade de uma discussão crítica sobre as possíveis contribuições da estética dos quadrinhos para o jornalismo. Esse debate é facilitado quando se olha para o jornalismo em quadrinhos não como um gênero, mas como uma área de atuação, na qual os mais diferentes formatos do jornalismo podem encontrar seu lugar”, explica o jornalista e tradutor Augusto Paim, responsável pela mediação bate-papo.

Gabriela destaca que o jornalismo em quadrinhos brasileiro tem ganhado muita expressão nos últimos anos. “TCCs e publicações independentes são cada vez mais frequentes, e isso só tem a acrescentar para essa trajetória. Compartilhar nossas experiências é uma forma de aproximar tanto o público leitor, quanto jornalistas aspirantes desse universo que nos move”, diz a jornalista.

A Gibiteca BPE foi criada pela Biblioteca Pública do Estado em novembro de 2021, com o objetivo de oferecer aos jovens e adultos o acesso à leitura de quadrinhos. Para isso, a instituição oferece um acervo de mais de cinco mil itens. As revistas em quadrinhos ficam à disposição dos leitores, apenas para consulta local, na Gibiteca, localizada no Salão de Referência da BPE. O acervo é composto de mangás, quadrinhos de super-heróis — na maioria Marvel e DC Comics —, em coleções e números avulsos, e também séries mensais, especiais, graphic novels e materiais em capa dura, gaúchos, nacionais e estrangeiros.

Sobre os participantes
Augusto Paim é jornalista e tradutor. É doutor pela universidade Bauhaus em Weimar, Alemanha, com tese sobre reportagem em quadrinhos.

Gabriela Güllich é jornalista e quadrinista. Ganhou o Troféu HQMix com seu livro-reportagem São Francisco, uma mistura de quadrinhos e fotografia em parceria com João Velozo. Com foco em DH e questões de gênero, suas colaborações incluem: Revista Badaró, Solrad MAG, Mina de HQ, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural e Embaixada da França no Brasil.

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando é quadrinista e designer, especialista em Imagem Publicitária (PUCRS), Especialista em Histórias em Quadrinhos (EST), Mestre em Memória Social e Bens Culturais (UNILASALLE). Atualmente, é doutorando em Ciências da Comunicação (UNISINOS).

Pablito Aguiar é quadrinista. Vive e trabalha em Alvorada (RS). Desde 2015 escuta histórias e as transforma em quadrinhos. Em 2016 lançou o seu primeiro livro, Alvorada em Quadrinhos, que reúne relatos de 23 moradores da sua cidade natal.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s