A melodia da inquietude

Os poemas de Palavra árvore, de Atilio Bergamini, se organizam em sete partes, dando efeito de um enredo

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Palavra árvore, do poeta e professor Atilio Bergamini, está disponível para vendas no site da
editora Patuá (link externo)
. O livro traz personagens que vagam inquietos por cidades distópicas e tentam entender a raiva que sentem porque esperança e amor se tornaram impossíveis. Diante da devastação, dos crimes e das covardias que vão ocorrendo na sociedade imaginada no livro, os eu-líricos pensam possibilidades que vão da desistência à revolução.

Palavra árvore se organiza em sete partes, dando efeito de um enredo. Nele, se entrecruzam personagens, vozes e motivos. Entre os personagens está joão-ninguém, que remete ao jabuti dos ciclos de narrativas indígenas. As vozes poéticas retomam umas às outras, criando tensões e ecos. Motivos presentes na tradição dos intérpretes do Brasil, de Gilberto Freyre a Darcy Ribeiro, são movidos para os anseios e inquietudes das vozes poéticas, apresentados em formas diversas – epigramas, sonetos, poemas longos.

A edição da Patuá traz orelha da pesquisadora de literatura e coordenadora de projetos sociais Lia Leite, que afirma: “Atilio Bergamini amotina em versos a insurreição contra o apagamento humano, a usurpação da terra, a hostilidade urbana, a violência capital e o desamparo social. Desordena o poder no espaço livre da linguagem. Examina sofrimentos, cogita curas, busca em paisagens desérticas a fonte oculta em que brota a esperança, e ‘no horizonte pasmo desenha a primeira árvore’. Poesia mezinha, arde no espírito devastado pela peste e pela fome”.

Sobre o autor
Atilio Bergamini. Nascido em Bento Gonçalves, trabalhou em diversas cidades do Brasil até se radicar em Fortaleza, onde é professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará. Pela editora Patuá, publicou, além de Palavra árvore, os poemas de Sumário minério.

Palavra árvore
Atilio Bergamini
152 p.
R$ 45
Comprar aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s