Escritoras se reúnem para foto histórica em cidades do RS

Ação foi inspirada por evento em São Paulo e vai ocorrer em diversas capitais; em Porto Alegre, registro será feito na Escadaria 24 de maio

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Inspirada por Um Grande Dia no Harlem, foto de 1958 em que Art Kane eternizou a era dourada do jazz, uma ação semelhante vai ocorrer em diversas cidades brasileiras neste fim de semana — mas, desta vez, envolvendo um público deferente. O evento A Feira do Livro, que ocorre na capital paulista entre 8 e 12 de junho, criou um mobilização que viralizou nas redes sociais, incentivando que mulheres escritoras se reúnam para uma foto que registre a coletividade da literatura de autoria de mulheres brasileiras.

Em Porto Alegre, o registro será feito no sábado, dia 11, às 10h, com organização do coletivo Mulherio das Letras, na Escadaria 24 de Maio, Centro Histórico da capital. Interessadas podem confirmar presença pelo Instagram da escritora Irka Barrios.

Em Rio Grande, a ação ocorre sob organização da Zine Marítimas, representada pela escritora Juliana Blasina, também no sábado, mas às 14h, no Coreto da Praça Tamandaré (Largo Carmen Silva). Já em Pelotas, sob organização do Coletivo Autores de Pelotas, a ação acontece no domingo, dias 12, às 15h, no Largo Portugal, junto à placa com o nome “Pelotas”.

As participantes são convocadas a levar consigo ao menos uma publicação em seu nome — seja um livro lançado por editora, uma autopublicação, um catálogo de arte, um quadrinho, uma participação em coletânea ou um slam.

— O objetivo é visibilizar como estão crescendo as escritoras. Eu sempre digo que as mulheres sempre escrevemos, todas escrevemos. As gavetas estavam cheias, as mulheres não mostravam, as editoras não nos publicavam, é um mundo patriarcal — reflete a escritora, tradutora e organizadora do Sarau das Minas mariam pessah.

Além de São Paulo e das três cidades gaúchas, participam da ação escritoras de Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Lisboa, Londres, Londrina, Macapá, Natal, Porto Velho, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória.

Segundo a organização paulista, as fotografias poderão ser veiculadas por meios de comunicação — ou seja, quem se voluntariar a participar, automaticamente estará concordando com a utilização da cessão de direito de uso de imagem.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s