Um delicado despertar

Ricardo Timm de Souza apresenta quatro novos contos em livro originalmente publicado em 2009

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Já está disponível pelo site da Editora Zouk a pré-venda da nova edição de Ocaso: Contos de entreluz, de Ricardo Timm de Souza. Menção honrosa no Concurso Nacional SESC de literatura em 2005, na categoria contos, e publicado originalmente em 2009 pela AGE, a obra apresenta agora quatro novos contos: Dor, Os trilhos, O ataque final e Kik. Segundo o autor, os contos desta reedição surgem como “restos de vida que, abandonados às margens das estradas frenéticas da existência cotidiana e do soterramento das sensibilidades, procuram um caminho até a memória e a linguagem”, com histórias que “pretendem oferecer um pequeno, quase invisível, renovado despertar ao mundo”.

Gustavo Melo Czekster escreve na apresentação: “Ricardo Timm de Souza pertence à categoria dos escritores excepcionais: é difícil permanecer incólume diante da leitura dos seus contos — ou, ao menos, com a mesma inocência que tínhamos antes de ler a primeira palavra e, assim, desencadear um doloroso processo de autodescoberta e reflexão”.

Confira abaixo um trecho do conto que a abre a edição, O coelho:

Mãos à obra, portanto. Cada minuto é precioso. O esboço geral. A escolha dos lápis. A folha auxiliar de teste de mistura de cores. O apontador. Tudo em ordem. A paisagem vai tomando forma. Com cuidado infinito, cada detalhe na proporção exata: uma falha poderia ser fatal. As cores vão se sobrepondo. Ah, o azul do céu! Impossível de reproduzir exatamente, sob pena de tornar tudo muito artificial; mais vale sugeri-lo com traços leves, tímidos… e por que não acrescentar, neste pequeno espaço vazio, ainda alguns outros animais? Não entendia porque as pessoas tinham ojeriza a camundongos, animais simpáticos e inofensivos… à reparação, portanto. Uma pequena família de camundongos toma lugar na paisagem; seus longos bigodes, em traços muito finos, são quase invisíveis a um observador desatento. E talvez uma pequena borboleta, daquelas acinzentadas, que passa despercebida em meio às suas colegas exuberantes, pudesse coroar esta linda flor. E certamente a joaninha não poderia faltar, com suas pintas meticulosamente definidas.

Sobre o autor
Ricardo Timm de Souza (Farroupilha, RS, 1962) é professor, músico e ensaísta. Doutor em Filosofia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (1994), atualmente é Professor Titular da Escola de Humanidades da PUCRS. Atua principalmente como docente e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Letras (Escrita Criativa) da PUCRS, Porto Alegre. Entre seus livros mais recentes contam-se Ética como fundamento II (Caxias do Sul: EDUCS, 2016), Ética do Escrever (Porto Alegre: Zouk, 2018) e Crítica da Razão idolátrica (Porto Alegre: Zouk, 2020, ganhador do Prêmio Minuano de Literatura – Livro do ano 2021). 

Ocaso: Contos de entreluz
Ricardo Timm de Souza
190 p.
Editora Zouk
R$ 40
Comprar aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s