Janelas Poéticas com Adélia Prado e Sophia de Mello Breyner Andresen

Atriz Elisa Lucas faz a leitura cênica de poemas a partir das janelas da Rádio da Universidade, em Porto Alegre, no dia 25

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre fotos de divulgação

Com o objetivo de abrir janelas na vida universitária para a poesia e a sensibilidade, a Rádio da Universidade, em parceria com o Instituto de Artes da UFRGS, promove um encontro especial na programação do UFRGS Portas Abertas. Neste ano, o evento que recebe os estudantes de escolas e pessoas interessadas em ingressar na Universidade ocorre no dia 25 de junho, sábado, em todos os campi. Nas janelas do prédio centenário da Rádio (Rua Sarmento Leite, 426 – Campus Centro – Porto Alegre/RS), às 10h30, a atriz e diretora de artes cênicas do Instituto de Artes, Elisa Lucas, fará a leitura de textos de Adélia Prado e Sophia de Mello Breyner Andresen. O trompetista Francisco Paulo Gomes participa da performance, que conta com o apoio do Centro Cultural da UFRGS.

Obras das duas escritoras em foco são leituras obrigatórias do Vestibular da UFRGS em 2023. A performance busca apresentar a poesia dessas mulheres aos futuros vestibulandos e se relaciona com o foco da rádio da Universidade na promoção das artes, assim como com o trabalho do projeto de extensão Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de Contos de Jane Tutikian em ambiente virtual, que Elisa Lucas desenvolve desde 2020. A seleção de poemas foi feita por Liz De Bortoli, locutora e coordenadora do projeto de extensão Da Estante, em parceria com Elisa Lucas, que é doutora em Ciências do Espetáculo pela Universidade de Sevilha. Os textos foram retirados dos livros Bagagem, de Adélia Prado, e Coral e outros poemas, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

O público poderá acompanhar a atividade a partir do pátio localizado entre o prédio da Rádio e a Faculdade de Arquitetura. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Centro Cultural da UFRGS, no saguão do 3º andar. A entrada é franca. Para mais informações, acompanhe as redes sociais da Rádio da Universidade: Facebook, Instagram e Twitter. E para conhecer a programação completa do UFRGS Portas Abertas acesse www.ufrgs.br/portasabertas (links externos).

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s