Novo livro de Ricardo Mainieri reúne poemas que conduzem o leitor por um percurso pelas memórias e impressões do autor
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Já está disponível pelo site da Editora Patuá Emoções em trânsito, terceiro livro do poeta porto-alegrense Ricardo Mainieri. A obra se propõe a ser um percurso pelos territórios das vivências emocionais e existenciais do autor. Dividido em oito seções, Emoções em trânsito apresenta 83 poemas breves que refletem sobre a palavra, o fazer poético, a infância, o amadurecimento, o imaginário, o desamparo, os sistemas sociais e econômicos e muito mais.
No posfácio, Suely Andrade escreve: “A sonoridade é bem trabalhada em recursos estilísticos como aliteração, que consiste na repetição sistemática de sons idênticos ou próximos, para efeito de marcação do ritmo. Dessa forma, objetivo pretenso é alcançado pelo autor, quando associado ao corpo enxuto de sua poesia: detalhe preponderante em quase toda a sua produção poética. Ricardo Mainieri lança mão da escassez, para aprofundar a mensagem de sua obra: ‘sou poeta de palavras escassas/sou poeta menor confesso/mínimo e lírico animal’”.
Confira abaixo alguns poemas de Emoções em trânsito:
PLUVIAL
chove
sobre a cidade
escura e hostil
sobre os automóveis
de grife
sobre os mendigos
sem pedigree
chove
sobre a natureza
mutilada
sobre
o áspero asfalto
onipresente
chove lá fora
dentro de mim.
MENINO INTERIOR
minha criança
não foi mimada
nem saliente
antes carente
cresceu sufocada
pela armadura
do adulto
não traz no entanto
a alma dura
sai a brincar
nas tardes de chuva
e esquece o casaco e a gripe
por favor não a irrite
ela é sensível
pode sumir sem aviso
não digo.
PRECOCE FILOSOFIA
tarde
de domingo
depois do almoço
do futebol
e do programa televisivo
o menino
se pergunta
sobre a vida
é só isso?
Sobre o autor
Ricardo Mainieri é porto-alegrense, nascido nos loucos e áridos anos 60. Publicitário pela PUCRS. Colou grau em 1983. Poeta, prosador e funcionário público, não necessariamente nesta ordem. Autor do livro de poemas A travessia dos espelhos, 1990, Prêmio IEL – Coleção 90, e de Mínimo animal poeta, editada pelo Grupo Editorial Caravana, 2021. Possui participações em diversas antologias nacionais, como o Livro da Tribo, Editora da Tribo e Editora Scortecci, e internacionais como Poezz, Editora Almedina, Porto, Portugal. Escreve no blog mainieri’s.

Emoções em trânsito
Ricardo Mainieri
136 p.
Editora Patuá
R$ 45
Comprar aqui (link externo)
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.