Sueli Carneiro será homenageada na FestiPoa Literária

Evento anuncia destaques da programação, fortemente dedicada ao feminismo negro, e lançamento de campanha de financiamento

Foto: Mario Ladeira

Prevista para acontecer entre 29 de abril e 5 de maio, a 12ª FestiPoa Literária divulga algumas de suas principais atrações em primeira mão para o Literatura RS. A autora homenageada deste ano será a filósofa e fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra Sueli Carneiro, um dos principais nomes do feminismo negro no Brasil. A escritora vem a Porto Alegre lançar “Escritos de Uma Vida” (Letramento, 2018). Com prefácio de Conceição Evaristo, apresentação de Djamila Ribeiro e orelha de Átila Roque, a obra reúne uma série de artigos publicados por Sueli ao longo de sua vida, dedicados a temas imprescindíveis para refletir sobre a sociedade contemporânea e o debate racial e de gênero.

Sucesso em 2018, Djamila Ribeiro retorna à FestiPoa neste ano. Foto: Julia Rodrigues/Reprodução Facebook

Segundo o produtor cultural Fernando Ramos, “boa parte da programação da FestiPoa estará associada diretamente com o pensamento e o ativismo da Sueli. Temas como a literatura e o pensamento das mulheres e o feminismo negro estarão presentes. A nova geração de poetas e artistas terá mais espaço nesta edição e dialogará com a obra da Sueli”, explica. Outros artistas confirmados são: a filósofa paulista Djamila Ribeiro (sucesso de público no ano passado), o poeta mineiro Sergio Vaz, a romancista mineira Ana Maria Gonçalves e a poeta, ensaísta e ativista cultural paulista Heloísa Buarque de Hollanda.

Fernanda Bastos será a anfitriã da 12ª FestiPoa. Foto: Pedro Heinrich/CRL

Entre os espaços confirmados a receber as atividades, estão o Centro Cultural da UFRGS, Salão de Atos da UFRGS, Instituto Goethe, Bar Agulha e a Livraria Baleia — responsável também pelo acervo dos convidados do evento.

O evento terá como anfitriã, responsável por mediar e apresentar algumas das principais mesas e eventos, a jornalista, poeta e colunista de Literatura RS Fernanda Bastos.

Campanha de financiamento busca cumprir orçamento

Tradicionalmente amparada pelo esforço de parceiros e apoiadores, a FestiPoa Literária conta também com uma rede de amigos que ajudam a financiar parte de seu orçamento. Embora projeto na Lei Rouanet já esteja aprovado, as dificuldades de captação ainda são grandes, fazendo com que a produção lance uma nova frente virtual. “Estamos lançando a campanha de financiamento coletivo na plataforma apoia.se nesta quinta-feira, 21 de março, à noite, no ‘aquece’ da FestiPoa, junto com a festa de um ano do Sarau Voador, no Bar Agulha”, explica Ramos. Pela plataforma online, serão aceitas as contribuições de pessoas físicas ou jurídicas. A iniciativa mostrou-se necessária porque “não temos garantia de que conseguiremos nem metade do valor orçado no projeto”, esclarece o produtor.

Saiba mais aqui

Anúncios
Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s