Estão abertas as inscrições para o curso Transmythos – Análise Transantropológica sobre Mitos Gregos, cujo tema é baseado no próximo livro da escritora e colunista de Literatura RS Atena Beauvoir, de título Transmythos. A atividade acontece de 2 a 30 de julho, sempre às terças-feiras, das 19h às 22h, no Fora da Asa – Experiências Plurais (Rua José do Patrocínio, 642 b – Porto Alegre/RS).
A busca filosófica por entender os motivos do alto índice de mortalidade trans no Brasil levou a autora a um encontro com antigos mitos gregos que narram a trajetória de heróis que inevitavelmente matavam seres míticos como a medusa, esfinge e harpias. Essa tradição grega de destruição dessas identidades leva a pensar na forma como se apresentavam tais seres: parte do corpo feminino, com seios e curvas, mas que, ao mesmo tempo, exibiam suas particularidades como cabelos em cobras, quadril felino e asas de rapina. O que havia nelas de tão perigoso para serem assassinadas? O que há nas mulheres trans e travestis de tão perigoso para serem mortas?
A transantropologia, linha de pesquisa a qual a ministrante fundou e se dedica, vai conduzir o estudo filosófico sobre os mitos gregos e a transexistência. Confira o programa abaixo.
2 de julho
Conceitos, ontologias e epistemologias transantropológicas
9 de julho
Antropologia, zoológico existencial e o regime existencial da verdade cisgênera
16 de julho
Mitos, aberrações e mulheres trans: A Medusa
23 de julho
Mitos, aberrações e mulheres trans: A Esfinge
30 de julho
Mitos, aberrações e mulheres trans: A Harpia
Cada aula terá o valor de R$ 10 para subsidiar material, espaço e docência. É possível pagar apenas pelas aulas que o/a/x interessad/o/a/x selecionar, o qual deve ser feito já no primeiro encontro. As inscrições são recebidas pelo email foradaasa@gmail.com, indicando nome completo e quantidade de aulas escolhidas.

Sobre a autora
Atena Beauvoir Roveda é natural de Porto Alegre, é escritora, poetisa, professora e filósofa. Em 2016, recebeu Menção Honrosa pela atuação em defesa e promoção da dignidade humana de LGBTs na cidade de Canoas/RS. É colaboradora da Rede Trans Brasil e Red Latinoamericana y del Caribe de Personas Trans. Idealizadora da Nemesis Editora para publicação de literatura invisível e transantropológica na área de filosofia existencialista. É autora das obras Libertê: poesia, filosofia e transantropologia (Nemesis Editora, 2018) e Contos Transantropológicos (Editora Taverna, 2017).
Sobre a editora
Nemesis Editora é focada na publicação de obras de literatura invisível, transantropológica e queer. Inaugurada em fevereiro de 2019, busca dar visibilidade a autoria de textos poéticos, contos e romances que busquem, através da filosofia, um método de construção de uma literatura potente na visibilidade das identidades humanas marginalizadas e produtoras da sua própria episteme.