Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
.
Fábulas são narrativas que atribuem faculdades humanas a animais, dedicadas a transmitir algum valor social ou moral através de um forte caráter pedagógico. Historicamente, esse gênero narrativo concede um reconhecido protagonismo aos personagens masculinos (ou machos) e oculta a importância do papel feminino na Natureza e na dinâmica de suas relações. Foi pensando em trazer um olhar diferente para histórias como a do Rei Leão para seu filho de 5 anos que a jornalista gaúcha Clarissa Barreto criou o livro infantil Fábula Feminista: As Rainhas dos Animais, que está com financiamento coletivo aberto até 12 de novembro, pela plataforma Kickante.

Reprodução
A obra independente tem ilustrações de Amarilis Lage e projeto gráfico de Clarissa San Pedro. Clarissa conta que a ideia para a obra surgiu quando estava escrevendo uma reportagem para a revista Superinteressante sobre golfinhos. “Descobri que as orcas são uma sociedade matriarcal e fiquei curiosa em conhecer outras”, recorda.
Além da pesquisa científica, a jornalista criou um enredo direcionado ao público infantil, no qual a pequena leoa Lena e Guta, uma esperta macaquinha, desvendam qual o papel feminino no reino animal. Elas saem em busca de respostas e percebem como as “meninas” são poderosas na natureza.
Contribua com a realização da obra!
.
.
Da assessoria