Contos de um país de mentira

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovnani Urio sobre reprodução

Fake news, terraplanismo, golpe e bolsonarismo são alguns dos elementos que tem inflamado o debate e as ciências no Brasil recentemente. As disputas retóricas dos últimos anos servem agora como inspiração para um grupo de escritores brasileiros. Fake Fiction – Contos sobre um Brasil onde tudo pode ser verdade reúne 36 autores voltados a olhar para o Brasil da segunda década do século XXI, um país que se presta como um desafio aos mais habilidosos ficcionistas.

Com organização de Julia Dantas e Rodrigo Rosp, a seleção de contos apresenta textos organizados em uma linha de tempo que começa nas manifestações de 2013, passa pelo golpe, pelo pré e pelo pós-eleições, envereda pelos dias do governo atual e imagina o que pode acontecer no Brasil dos próximos anos.

Segundo a organizadora Julia Dantas, a publicação é “uma tentativa de ficar pé e dizer que não importa quantos decretos visem à censura, o retrocesso e a violência, aqui nessas páginas nós não vamos recuar nem um centímetro no pensamento, na arte e na cultura”.

Os autores participantes são: Adriana Lisboa, Alexandra Lopes da Cunha, Altair Martins, Carlos André Moreira, Carlos Eduardo Pereira, Clarice Müller, Claudia Nina, Danichi Mizoguchi, Dani Langer, Eliana Alves Cruz, Gabriela Richinitti, Guilherme Smee, Guto Leite, Henrique Schneider, Irka Barrios, Itamar Vieira Júnior, Julia Dantas, Lima Trindade, Leandro Godinho, Leila de Souza Teixeira, Luciana Thomé, Luisa Geisler, Marcela Dantés, Marcelo Spalding, María Elena Morán, Michelle C. Buss, Nelson Rego, Rafael Bassi, Renata Wolff, Rodrigo Alfonso Figueira, Rodrigo Rosp, Sara Albuquerque, Taiasmin Ohnmacht, Tiago Germano, Vitor Necchi, Yuri Al’Hanati.

O livro está com campanha de financiamento coletivo no Catarse até o dia 14 de janeiro. No total, são 17 modalidades de contribuição com valores que vão de R$ 17 a R$ 999 e as recompensas, além de um exemplar do livro, incluem ecobags, adesivos, participação em lista exclusiva de novidades, outros títulos da editora e até um kit antiódio, com livros com temáticas humanistas. É possível também fazer a doação de vinte exemplares do livro para escolas e bibliotecas públicas. Para contribuir, clique aqui.

Com informações da assessoria

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s