Paralelos entre Literatura e Direito segundo Matheus Barbosa

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação

O advogado Matheus Barbosa lança o livro Literatura e Direito: a estandartização e massificação do ensino jurídico, da Editora Viseu, na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, das 18h às 19h, na Livraria Dom Quixote (Rua Treze de Maio, 581, sala 103, Bento Gonçalves/RS).

Na seqüência do evento de lançamento, ocorre o Sarau Literário, promovido pela OAB/RS Subseção de Bento Gonçalves através da Comissão do Jovem Advogado – CJA/Bento, que terá como tema Diálogos sobre Literatura e Direito.

Sobre a obra
O direito enfrenta uma auto reprodução ou reprodução da reprodução, sem interdisciplinaridade e resultante em uma multiplicação de regras jurídicas que nem sempre atendem ou efetivam o provimento jurisdicional. O direito está reduzido a uma mera compilação de textos normativos. Não há autenticidade no estudo e prática da ciência jurídica, pois a prática se limita a interesses individuais ou outros fins que não trazem efeito significativo ao sistema jurídico. Aparecem mais e mais obras repetindo conteúdos limitados a temas principais e sem nenhuma rigidez científica, o que acaba traduzindo o direito em mera aplicação robótica de textos escritos. O resultado acaba sendo um enfraquecimento do sistema jurídico, pois se tem desta forma a perpetuação da ineficiência da maneira de pensar do Poder Judiciário em razão do pensamento mecânico da lei, reduzindo o direito aplicado a um laboratório teórico que enfraquece o provimento jurisdicional diante da burocracia que se forma a partir de tais métodos. Utilizar a literatura é um caminho a ser percorrido com o objetivo de ter o saber jurídico restaurado mediante a interdisciplinaridade.

Literatura e Direito: a estandardização e massificação do ensino jurídico
Matheus Barbosa
90 p.
978-85-3001-292-2
R$ 32,90
Editora Viseu

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s