Experimentos Impressos lança o livro Cidade dos Afetos

Texto: Assessoria
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto divulgação

Por meio de poemas homoeróticos e colagens manuais, Cidade dos Afetos, zine lançado em fevereiro de 2019 por Ricardo Rodrigues, da editora de autopublicação Experimentos Impressos, reflete e descreve os encontros e desencontros do homem gay. A cidade onde habita, sua percepção de quem vive nela, suas experiências amorosas e sexuais e suas vontades reprimidas. É com esse viés, mas sem deixar de lado uma pequena dose de humor, que o autor imprime sua visão (e algumas experiências) na série que chega agora aos volumes 2 e 3, além de um livro comemorativo – publicações que já estão disponíveis.

Com projeto de publicar os volumes sequentes ao longo de 2020, o autor modificou o cronograma por conta da pandemia de Covid-19. Com trabalho distribuído majoritariamente em eventos de arte gráfica e sem nenhum calendário marcado para o ano, a solução encontrada foi lançar os dois novos volumes e o livro comemorativo simultaneamente, enfatizando canais virtuais.

Fotos: Divulgação

Cada volume apresenta 15 poemas ilustrados com colagens manuais e um livreto encartado no final, com pequenas “histórias guardadas”. O livro, por sua vez, compila 10 textos de cada publicação e 24 novos poemas. “Há espaço para o sexo escondido, para o prazer amplamente admitido, para a exposição, para o anseio romântico, para a despedida e para a solidão. Há espaço principalmente para desconhecidos. Tudo isso sem deixar de lado o bom humor”, destaca o autor.

Ainda segundo Rodrigues, é irônico que tudo isso chegue em um momento tão restritivo, “em que prevalecem os pensamentos e resguardam-se os toques, os abraços e o sexo tão retratado nos textos. Talvez seja, inclusive, um período importante para pensarmos melhor nas nossas relações, nos nossos afetos, nas nossas vontades e na liberdade que a gente tem ou quer ter”.

Os produtos estão disponíveis na loja em diversas maneiras: livros individuais e kits especiais, contendo todas as publicações e colagens originais.

Sobre a editora
Experimentos Impressos é uma editora de autopublicação independente criada por Ricardo Rodrigues em 2016. O objetivo é publicar zines,  livros, livros de artistra, pôsteres, prints, cartões e outras peças gráficas em pequena tiragem, valorizando itens montados à mão e com intervenções diversificadas (como o bordado, carimbo, colagem, entre outros). Desde então já foram experimentados e publicados mais de 40 títulos.

Cidade dos Afetos – Livro comemorativo
Ricardo Rodrigues
125 p.
21,5 cm x 15 cm
R$ 60
Experimentos Impressos

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s