Do pó às letras com Morgana Kretzmann

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

Violência sexual, silêncios e amadurecimentos representam o eixo em torno do qual se desenvolve a narrativa do primeiro romance de Morgana Kretzmann, gaúcha radicada em São Paulo. Ao pó apresenta a história de Sofia, protagonista do interior do Rio Grande do Sul, vítima de abuso sexual na infância pelo tio — que ataca também a irmã. Este livro marca a estreia de uma autora que se arrisca a representar as violências e opressões às quais todas as mulheres, em diferentes graus, estão submetidas.

Na orelha, Andréa del Fuego diz: “Intercalando linguagem ágil e realista dando conta da superfície e outra onírica e pontiaguda dando conta do subterrâneo, Morgana Kretzmann estreia com uma prosa envolvente e sólida. A autora nos traz Sofia, personagem que adia o grande vôo, pois o salto está cravado na terra. Mulher simultaneamente no agora e no arcaico, todas nós”.

“Morgana Kretzmann sabe conduzir uma narrativa de modo a prender a atenção do leitor e, para tanto, a sucessão dos capítulos, por vezes assincrônicos, é realizada com a argúcia de ficcionista completa”, escreve Luiz Antonio de Assis Brasil na apresentação.

A autora é, ainda, uma das idealizadoras da Revistaria, nova revista literária que chega com textos inéditos de Xico Sá, Cidinha da Silva, Semayat Oliveira, Ian Uviedo, Camila Assad, da própria Morgana, além de entrevistas e ilustrações sobre um futuro pós-pandemia. A primeira edição é exclusivamente digital, mas, segundo os organizadores, assim que as regras de isolamento social forem suspensas, será impressa e terá distribuição na Ria Livraria, na Mercearia São Pedro, em São Paulo.

A revista está disponível no endereço www.revistaria.net.

Sobre a autora
Morgana Kretzmann nasceu na cidade de Tenente Portela, interior do Rio Grande do Sul, vive em São Paulo, é atriz, roteirista e produtora cultural, com prêmios nacionais e regionais. Também é formada em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Santa Catarina.

Ao pó
Morgana Kretzmann
157 pp.
14 cm X 21 cm
978-85-8297-893-1
R$ 40
Editora Patuá

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s