Desvendando a escrita com Rachel Fernandes

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

Com o sucesso do Wattpad, a escritora gaúcha Rachel Fernandes chamou a atenção na internet ao compartilhar algumas dicas de escrita por meio de um blog dentro do seu site profissional, assim, visando ajudar autores iniciantes que não sabem por onde começar. Recebendo uma resposta positiva do público, ela reuniu algumas orientações que acredita ser útil para quem está iniciando uma obra literária.

Seguindo os passos recomendados abaixo, a autora conseguiu desenvolver narrativas literárias que venceram duas premiações nacionais, sendo a primeira o concurso#GFLeMeuLivro, onde Youtuber Victor Almeida (Geek Freak)selecionou Sempre Seu Idiota, James como o melhor conto da premiação, em 2017. Em seguida, também venceu o concurso SweekStars 2018 na categoria Melhor Livro com 457 Milhas, atualmente publicado pelo Grupo Editorial Coerência.

1. Para escrever bem, você precisa ler muito
É impossível você ser um bom escritor se não gostar de ler. Seja um apaixonado por histórias, leia para perceber como elas funcionam, como as personagens falam e os acontecimentos se desenrolam. Essa dica é bem simples: leia sempre e leia de tudo.

2. Revisão, revisão, revisão.
Sua história vai precisar ser reescrita e revisada inúmeras vezes antes de ver a luz do sol. Quanto antes você aceitar que seu primeiro rascunho vai ser uma porcaria, melhor o processo vai se tornar. Mas lembre-se: escreva primeiro, revise depois.

3. Comece aos poucos
Trilogias e sagas gigantescas são divertidas, mas se você está começando agora, prefira contos e projetos menores. Além de serem um ótimo aprendizado, nada impede que no futuro eles se tornem romances ou mesmo séries. Aposte nos projetos menores para se conhecer como escritor.

Para mais dicas de escrita ou conhecer a carreira da autora, é só acessar o seu site profissional.

Sobre a autora
Rachel Fernandes é uma redatora publicitária que escreve ficção entre um anúncio e outro. Formada em Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, é apaixonada por arte, games com tramas interessantes, músicas antigas e piadas sem graça. Atualmente, mora em Porto Alegre com os pais e sete cães.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s