A resiliência infantil segundo os super-heróis

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Desde o surgimento das histórias em quadrinhos, os enredos com super-heróis são focados no espírito comunitário, confiança mútua, força e coragem. Entretanto pouco se sabe acerca do impacto das imagens dos super-heróis como recurso pedagógico e promotor de expressões de resiliência.

A pesquisa de doutorado de Gelson Weschenfelder teve como objetivo investigar as imagens dos super-heróis como recursos para a promoção de resiliência em crianças e adolescentes em situações de risco em ambientes educativos. Um dos resultados indicou que a maioria dos personagens fictícios viveu situações de risco como orfandade, abandono e abuso antes da fase de empoderamento. O estudo analisou relações entre adversidades da vida real de crianças desfavorecidas psicossocialmente e as adversidades da vida ficcional de personagens super-heroicos, em suas fases pré-superpotência (Pré-Capa/Pré-Máscara). A partir desses dados, foi desenvolvido o objetivo de criar, executar e avaliar o impacto de uma intervenção positiva, apresentando como tema norteador o super-herói na fase Pré-Capa/Pré-Máscara.

A intervenção foi realizada em uma escola pública, tendo como participantes adolescentes das séries finais do ensino fundamental. Os resultados obtidos revelaram que os participantes compreenderam e abstraíram os conceitos de risco, adversidade e ponto de virada. Isso lhes possibilitou discutir suas dificuldades cotidianas e buscar novas propostas de enfrentamento. Além disso, o grupo pesquisado evidenciou o entendimento de que o heroísmo não está atrelado apenas aos superpoderes, mas também a questões mais complexas, tais como: práticas relacionais de cuidado, bons tratos e reciprocidade com equilíbrio de poder. Ressalta-se a importância da condução dos encontros interventivos por um profissional preparado para realizar ações planejadas e testadas previamente.

No vídeo abaixo, o autor fala sobre sua pesquisa.

Sobre o autor
Gelson Weschenfelder é Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Educação, Especialista em Filosofia para Ensino Médio e Graduado em Filosofia. Professor e pesquisador, é autor do livros Filosofando com os Super-Heróis (Mediação, 2011) e Aristóteles e os Super-Heróis (Garcia Edizionne, 2014). A pesquisa de Homens de Aço? rendeu ao autor o Prêmio Jovem Cientista e um convite pela Embaixada Britânica a levar seu trabalho para representar o Brasil no Brazil UK Science Innovation.

Homens de Aço? Os super-heróis como tutores de resiliência
Gelson Weschenfelder
159 p.
16 x 23 cm
978-65-5523-153-3
R$ 49 (e-book R$ 22)
Editora Appris

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s