Marta Leiria na final do Prêmio ARL 2020

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre fotos de divulgação

Pela segunda vez neste ano, Marta Leiria chega à final de um prêmio literário com seu primeiro livro individual. Apoiadora de LRS, Marta é autora de A inveja nossa de cada dia e outras reflexões crônicas (Metamorfose, 2019), livro que tem conquistado leitores e jurados de prêmios desde seu lançamento, em novembro de 2019. A coletânea de crônicas é finalista do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras, posição conquistada também há alguns meses no Prêmio Minuano.

Estreia individual de Marta Leiria, A inveja nossa de cada dia e outras reflexões crônicas revela uma pensadora madura ao reconhecer sua voz e demonstrar, através da escrita, a necessidade do respeito às dignidades humanas. Suas crônicas abrem janelas de interpretação para um mundo frequentemente inóspito e suas reflexões sobre classe, papéis sociais e liberdades colocam o leitor em contato com uma cálida e necessária visão de mundo que preza pela palavra correta e pela honestidade intelectual.

Sobre a indicação, Marta diz: “Estou muito feliz e honrada em ter meu primeiro livro solo, A inveja nossa de cada dia, como um dos três finalistas de dois prêmios importantes do nosso Estado na categoria Crônica: Prêmio Minuano e Troféu Apolinário Porto Alegre, da Academia Rio-Grandense de Letras. Sinto-me imensamente grata a cada um dos leitores que, das mais variadas formas, me apoiaram na carreira literária”, compartilha a autora.

Os livros vencedores do Prêmio da ARL 2020 serão anunciados no dia 14 de dezembro. Confira neste link todos os títulos finalistas.

Sobre a autora
Marta Leiria é procuradora de justiça aposentada e cronista, nascida em Porto Alegre. Em 2012, iniciou-se na arte da crônica, participando de oficinas de escrita criativa e publicando artigos em jornais da Capital. Integra coletâneas organizadas pelo professor Rubem Penz: Santa Sede, crônicas de botequim Safra 2015, e A persistência do amor, ganhador do Prêmio AGES, livro do ano de 2017, na Categoria Crônica. Participou com duas crônicas de viagem da coletânea Cidades Indizíveis (Editora Metamorfose, 2019). Concluiu o Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose em 2019.

A inveja nossa de cada dia e outras reflexões crônicas
Marta Leiria
174 p.
14 x 21 cm
R$ 40,00
Editora Metamorfose
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s