Clube do Livro de Canela promove debates online com Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

Entrando em seu décimo ano de existência, o Clube do Livro de Canela inicia 2021 com um debate marcante. O convidado é Itamar Vieira Júnior, baiano, vencedor dos prêmios Jabuti e Oceanos no ano passado com o romance Torto Arado. A história das irmãs Belonísia e Bibiana aborda a escravidão e o racismo estrutural em nossa sociedade. Itamar escreveu este grande livro, já considerado um novo clássico da literatura em língua portuguesa, ao longo de 15 anos como servidor do INCRA visitando terras de assentamentos, camponeses, quilombolas, indígenas, entre outras comunidades normalmente em situação de vulnerabilidade social.

A professora, crítica literária e jurada portuguesa do Prêmio Oceanos Joana Matos Frias fala sobre a obra: “Torto Arado é um romance raro e arrebatador por ser ao mesmo tempo absolutamente local e absolutamente universal”. A jurada comparou a obra do baiano a grandes nomes da literatura universal como James Joyce, William Faulkner, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa e Gabriel García Márquez.

O debate sobre a obra com a participação do autor ocorre na quinta-feira, 11 de fevereiro, das 19h às 21h, via Google Meet.

Já no dia 25, no mesmo horário, Jeferson Tenório é o autor convidado a participar do Clube do Livro, em que será discutido o romance O Avesso da Pele. Lançado pela Companhia das Letras em 2020, a obra tem recebido veementes elogios de crítica e público.

As inscrições para cada encontro têm valor de R$ 30 e devem ser feitas pelo e-mail fernando@fccanela.com.br. Para o debate com Itamar, uma parte do valor arrecadado será destinada à Retomada Kaingang na Floresta Nacional de Canela. No evento com Tenório, parte da renda será revertida para o Coletivo Sankofa, que realiza estudos sobre a diversidade étnico-racial dentro e fora do ambiente escolar em Gramado e Canela. O link para o evento será enviado aos pagantes momentos antes do debate.

Sobre o Clube do Livro
O Clube do Livro de Canela reúne-se desde outubro de 2011 sempre na última quinta-feira de cada mês para discutir o livro lido, escolhido em conjunto. Com a pandemia, passou a realizar encontros online. Quando há debates especiais com a presença de convidados, a data pode mudar para adequação de agendas, assim como pode haver cobrança de ingresso para pagamento dos cachês. Alguns dos autores presentes foram Luiz Ruffato, Luiz Antonio de Assis Brasil, Julia Dantas e Henrique Schneider, entre outros.

Clube do Livro de Canela
Dias 11 de fevereiro com Itamar Vieira Júnior e dia 25 com Jeferson Tenório
Das 19 às 21h
Via Google Meet, mediante inscrição prévia

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s