Seminário reúne escritores para debater a arte do romance

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

“Em minhas oficinas e cursos de criação literária, ouço muitas perguntas sobre técnica, processos, método de escrita de romances. Acreditando que nenhuma dessas perguntas tenha apenas uma resposta, surgiu, em 2020 a ideia de construir múltiplas respostas através de um seminário. Assim nasceu Romance: Modos de Fazer, cuja primeira edição foi muito marcante, com turma cheia, debates potentes, participações de diversos estados do Brasil e de outros países. Esse resultado, e a certeza de que a questão do romance não se esgota, me levaram a produzir a segunda edição do seminário virtual”, explica o escritor Reginaldo Pujol Filho.

Romance: Modos de Fazer Vol.2 terá oito encontros com oito romancistas. Em cada encontro, um romance específico do autor ou autora da vez será debatido, investigado, esmiuçado em suas características, peculiaridades, caminhos. “Durante uma hora, farei uma ‘aula- entrevista’ com o convidado ou convidada. Na hora seguinte, a turma fará suas questões”, completa Pujol.

O seminário já tem confirmadas as participações de Maria Valéria Rezende, do mexicano Juan Pablo Villalobos, José Falero, Eliana Alves Cruz, Carola Saavedra, Luisa Geisler, Samir Machado de Machado e Itamar Viera Júnior. Os romances debatidos serão Carta à rainha louca, Se vivêssemos em um lugar normal, Os supridores, O crime do cais do Valongo, Com armas sonolentas, De espaços abandonados, Tupinilândia e Torto arado.

Reprodução

Os encontros iniciam no dia 17 de junho, via Zoom, e ocorrerão às quintas-feiras, às 19h (à exceção das aulas com Juan Pablo Villalobos e Carola Saavedra, que serão no sábado, às 10h). Não é preciso ter feito a leitura prévia dos romances para acompanhar as discussões.

Há bolsas para pessoas negras e indígenas. Para manifestar o interesse, basta acessar o site e escrever para a organização. Para inscrições e mais informações, pode-se a acessar este site (link externo) ou ir direto ao Sympla (link externo).

Sobre o organizador
Reginaldo Pujol Filho é autor dos livros Não, não é bem isso, Só faltou o título, Quero ser Reginaldo Pujol Filho e Azar do personagem. É doutor e mestre em Escrita Criativa pela PUC-RS. Escreve resenhas, ensaios e artigos para publicações como O Globo, Suplemento PE, Zero Hora, Folha de SP. É curador da coleção Gira, de literaturas em línguas portuguesas da editora Dublinense e ministra cursos e workshops de literatura e criação literária.

Romance: Modos de Fazer Vol.2
A partir de 17 de junho
Nas quintas, às 19h; sábados, às 10h
Via Zoom, mediante inscrições

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s