A peregrina incansável

Livro apresenta registros de viagens de Isabel Bohrer

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Depois de conhecer mais de 360 cidades em 42 países, Isabel Bohrer nos faz viajar em seu livro Onde está Isabel?. O livro reúne 320 fotografias, caracterizando os registros dos lugares percorridos pela autora.

Isabel transitou pelo mundo em navios, caminhões, aviões, riquixás, barcos, camelos, elefantes e até balão. A primeira aventura, que revelou seu gosto pelo desconhecido, foi em 1950, à bordo do navio Dom Pedro II, para a Europa. Ela tinha apenas 18 anos. Após a maturidade, a Faculdade de Sociologia na UFRGS a criação de seus filhos, ela retornou à prática de conhecer mundo e não parou mais. Escolheu destinos insólitos, desafiou fronteiras (muitas delas abriam-se aos estrangeiros pela primeira vez). No entanto, Isabel não fazia turismo. Sentia-se mais exploradora de culturas e costumes. Suas fotos destacam o povo, diferentes rostos e sorrisos, vielas, geografia exuberante, montanhas, campos e mares. É como conhecer um outro mundo e bem perto.

Neste livro, Isabel aborda trajetos como União Soviética, Terras do Himalaia, Turquia, Paquistão, Iêmen, Irã, Chipre e Grécia, dentre outros. O livro traz, ainda, o ensaio fotográfico de Marco Nedeff, intitulado Dona Isabel, que mostra a autora em seu recanto, onde estão reunidos seus “coletivos da memória” – como ela batizou seu acervo de recordações dos quatro cantos do mundo.

Organizados em pastas, gavetas e armários em seu escritório, estão guardados milhares de negativos, slides, cartões, catálogos, DVDs, além de memorabilia como passagens, programas e ingressos de espetáculos, passaportes e objetos adquiridos em viagens. A edição de arte da obra é assinada por Clô Barcellos.

Divulgação

Com 89 anos, completados em 13 de junho, Isabel foi precursora, mantendo o espírito sempre aberto para acolher o que é desconhecido e exótico. Ela comenta a satisfação que este projeto editorial lhe propiciou. “É um privilégio estar viva para relembrar tantas expedições. Cada uma delas foi vivida de forma intensa e verdadeira. Cada lugar, cada pessoa, cada experiência revelou um pouco de uma realidade extraordinária que eu jamais poderia ter imaginado se não tivesse tido a oportunidade de conferir pessoalmente como pode ser imenso e surpreendente o planeta em que vivemos. Ainda tenho o hábito de fotografar o entardecer que avisto da minha janela em Porto Alegre. Tenho uma coleção deles. Quando penso que o acervo está completo, surge um novo pôr do sol, completamente diferente de todos os outros, e fico curiosa pelos próximos. Hoje viajo pela janela da minha casa como antes viajava pelos cantos mais remotos do mundo: sempre à espera da próxima extasiante – e irrepetível – maravilha da natureza.”

Na apresentação, a jornalista Cláudia Laitano observa o instinto desbravador da autora. “Isabel Bohrer sempre morou em Porto Alegre, mas seu segundo endereço era qualquer ponto do mapa-múndi para onde sua curiosidade a levasse. Este livro reúne uma pequena seleção dessas jornadas, escolhidas com carinho por uma viajante com o olhar e o coração sempre abertos para a vastidão do mundo e a grandeza da experiência humana.”

A live de lançamento está agendada para o dia 21 de junho (segunda-feira), às 19 horas, na Sala Libretos (facebook.com/libretoseditora), com reapresentação no dia 23 (quarta), no mesmo horário, no YouTube (Libretos100). No encontro virtual, a autora Isabel Bohrer conversa com as jornalistas Tania Carvalho e Cláudia Laitano.

Os exemplares podem ser adquiridos no site da editora (link externo) ou pelos telefones (51) 99355-4456 / 99388-0224. Toda a renda será revertida para a Casa de Apoio Madre Ana*, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e contribuirá para o acolhimento de muitas famílias.

Onde está Isabel?
Isabel Bohrer
240 p.
R$ 120
Editora Libretos
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s