Paulo Roberto Farias retorna à literatura com romance sobre solidão e silêncios

Autor foi indicado ao prêmio AGES com seu livro de estreia

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre acervo pessoal

Após ser indicado a Livro do Ano no prêmio AGES com o seu primeiro romance, A tessitura da noite, e destacar-se com o segundo livro em prêmios de fomento à criação literária, Paulo Roberto Farias lança pela Caos & Letras Deixa eu te falar da noite. Narrado em primeira pessoa, o romance dá voz a Marla, uma jovem sonhadora e misteriosa que trabalha em uma lavanderia de Porto Alegre. Privada do contato com os clientes, Marla cria uma relação íntima com eles através de tecidos e cheiros, compartilhando com o leitor um universo verdadeiro e muito particular.

Sobre a obra, André Timm escreve: “Marla, a protagonista de Deixa eu te falar da noite, é uma personagem fascinante. Não porque faça coisas incríveis, mas, pelo contrário, porque pouco faz, como a maioria de nós. E esse talvez seja um dos motivos de seu magnetismo. Em uma narração magistral em primeira pessoa, somos convidados a ver o mundo através dos olhos de uma mulher cujo universo de relações se conta nos dedos de uma mão. Movida pelo sonho de cursar Letras, e absorta nas nuances da sexualidade que ela própria busca compreender, Marla divide seus dias entre o pequeno apartamento com vista para a avenida Osvaldo Aranha, em Porto Alegre, e a lavanderia em que trabalha, cenário perfeito para arquitetar essa dinâmica insólita, em que estranhos estabelecem um tipo de vínculo que é ao mesmo tempo impessoal e íntimo, através daquilo que deixamos em nossas roupas, nosso sumo, nossos cheiros, fluidos, nosso corpo que se desfaz um pouco todos os dias naquilo que vestimos. É também pouco a pouco que Marla vai se desvelando diante de nós quando, depois de algumas páginas, nos sentimos tão próximos dela que é fácil cair na armadilha de achar que já a conhecemos.

Confira um trecho abaixo:

Às vezes eu só saio da cama ali perto das dez, onze horas da manhã, fico curtindo a minha cama, eu gosto de ler também, então sempre tem um livro da biblioteca pública que eu pego durante a semana. Esse tempinho é bom pra isso também, ficar lagarteando na varanda. No inverno, eu empurro a cama pra perto da varanda e fico ali lendo o meu livro, até cochilo um pouquinho. Já me aconteceu até de cochilar de olho aberto. E nesse dia em que cochilei de olho aberto foi engraçado porque comecei a misturar a imagem do apartamento com as imagens do sonho, o apartamento todo parecia meio que gelatinoso, derretido, sei lá, um negócio bem esquisito mesmo. Eu gosto muito de sonhar, mas esse negócio que me deu eu não gostei

O livro está em pré-venda através do Catarse. O valor de capa é de R$ 40, mas há categorias de contribuição que oferecem recompensas como caneca, cartaz e outros títulos do catálogo da editora Caos & Letras. Apoie a publicação da obra aqui (link externo).

Sobre o autor
Paulo Roberto Farias é ator e escritor. Bacharel em Teatro e mestre em Artes Cênicas pela UFRGS. Integra os grupos Oigalê e ATO Cia. Cênica, tendo recebido o Prêmio Açorianos 2012 de melhor ator coadjuvante pelo espetáculo O Feio. Seu livro de estreia, a novela A tessitura da noite (Multifoco, 2013), foi indicado ao Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores na categoria narrativa longa.

Deixa eu te falar da noite
Paulo Roberto Farias.
R$ 40
Editora Caos & Letras
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s