A pedagogia cultural de Lovecraft

Novo livro de Duda Falcão analisa os monstros do criador de Cthulhu enquanto metáforas e representações sociais e suas implicações

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reproduçaõ

Já está disponível no site da Editora Diário Macabro (link externo) o novo livro de Duda Falcão. Em Representações Culturais e Pedagogia dos Monstros no Universo de H. P. Lovecraft, o autor analisa de que forma os monstros do universo narrativo lovecraftiano podem ensinar, enquanto pedagogias culturais, sobre o que é aceito ou não em uma determinada cultura. Falcão parte do pressuposto que os monstros podem ser lidos como metáforas que conotam medos e interdições presentes tanto no contexto sociocultural de H. P. Lovecraft quanto no contexto contemporâneo, o que explica, em parte, o fascínio dos leitores de diferentes épocas históricas sobre a obra.

“Focando na questão das pedagogias culturais, o autor apresenta como os pontos de vista presentes na obra de Lovecraft moldam sua literatura e podem afetar ou ser encontrados, em menor ou maior grau, também nas opiniões de seus leitores. Falcão nos mostra como a visão eurocêntrica de Lovecraft torna o ‘outro’ uma figura perigosa, passível de desconfiança”, escreve a editora Nathalia Sorgon Scotuzzi.

A obra é o resultado da tese de doutorado de Duda Falcão.

Sobre o autor
Duda Falcão é escritor, professor de escrita criativa, editor e Doutor em Educação. Como autor de ficção publicou seis livros: Protetores (2012), Mausoléu (2013), Treze (2015), Comboio de Espectros (2017), O Estranho Oeste de Kane Blackmoon (2019) e Mensageiros do Limiar (2020). Também é um dos idealizadores e organizador da Odisseia de Literatura Fantástica e do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica. Foi editor da Argonautas Editora e atuou na Feira do Livro de Porto Alegre, em diversas edições, como curador do evento Tu, Frankenstein. Em 2018, ganhou o 1º Prêmio ABERST de Literatura na categoria conto de Suspense/Policial. Como editor publica pela AVEC Editora a coleção Multiverso Pulp. Atualmente leciona no Curso Metamorfose de Escrita Criativa.

Representações Culturais e Pedagogia dos Monstros no Universo de H. P. Lovecraft
Duda Falcão
xx p.
R$ 41,90
Editora Diário Macabro
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s