A ditadura e a repressão à comunidade LGBT

Renan Quinalha conversa com Vitor Necchi sobre seu livro na Livraria Taverna neste sábado, às 16h

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação

No dia 12 de março, sábado, a partir das 16h, o professor e pesquisador Renan Quinalha conversa com o jornalista Vitor Necchi sobre o livro Contra a moral e os bons costumes: a ditadura e a repressão à comunidade LGBT. Quem sedia e promove o evento é a Livraria Taverna, abrigada desde o ano passado na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS). Depois do bate-papo, Quinalha recebe os leitores para uma sessão de autógrafos. Lançado pela Companhia das Letras, o livro disseca as políticas sexuais da ditadura brasileira, abordando o controle moral violento e repressivo direcionado aos grupos LGBT’s pelo aparato militar nos anos de chumbo. O trabalho se baseia em farta documentação de época, em especial os arquivos trabalhados pela Comissão da Verdade, para demonstrar que, apesar de ter raízes históricas mais antigas, no regime iniciado com o Golpe de 64 a repressão às pessoas que desafiavam a heteronormatividade ganhou nova dimensão.

O evento é gratuito. O bate-papo está sujeito à lotação da casa; já a sessão de autógrafos, que acontece logo depois, não possui restrição de público. É obrigatório o uso de máscara.

Sobre o autor
Renan Quinalha é professor de Direito da Unifesp, advogado e ativista no campo dos direitos humanos. Foi assessor jurídico da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo e consultor da Comissão Nacional da Verdade para assuntos de gênero e sexualidade.

Contra a moral e os bons costumes: a ditadura e a repressão à comunidade LGBT
Renan Quinalha
416 p.
R$ 89,90
Companhia das Letras
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s