Paulo Scott na lista do International Booker Prize

São 13 títulos de países como Japão, Indonésia, Argentina e França; vencedor será conhecido em 26 de maio

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Renato Parada

Porto-alegrense radicado em São Paulo, Paulo Scott é o único nome brasileiro entre os 13 semifinalistas do prêmio International Booker de 2022. O autor está presente na lista com Phenotypes, tradução em inglês de seu romance Marrom e Amarelo, publicado pela Companhia das Letras em 2019. Criado em 2005, o International Booker concede prêmio de £50,000 a ser dividido entre autor e tradutor, além de £2,500 para os seis finalistas — que serão anunciados em 7 de abril. O livro vencedor será revelado em 26 de maio.

Phenotypes é uma tradução de Daniel Hahn e foi publicado na Inglaterra pela And Other Stories.

Em Marrom e Amarelo, Federico, o narrador, é chamado para uma comissão em Brasília, instituída pelo novo governo, para discutir o preenchimento das cotas raciais nas universidades. Em meio a debates tensos e burocracias absurdas, ele se recorda de eventos traumáticos da infância e da juventude. Este é um livro que retrata diferentes aspectos de um Brasil distópico, conflagrado, da inércia do comando político à crônica tensão racial de toda a sociedade e seus impactos na relação de Federico com sua família, em especial com seu irmão Lourenço.

Sobre o autor
Paulo Scott nasceu em Porto Alegre, em 1966. Escritor e professor universitário, publicou doze livros. Recebeu os prêmios Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional, APCA, Açorianos de Literatura, entre outros, e foi finalista de prêmios como Jabuti e prêmio São Paulo de Literatura. Vive atualmente em São Paulo.

Marrom e Amarelo
Paulo Scott
160 p.
R$ 49,90
Companhia das Letras
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s