LRS divulga resultados de pesquisa de audiência

76,4% dos entrevistados passaram a conhecer pelo LRS autores que até então lhes eram desconhecidos; confira outros destaques

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

Realizada entre os dias 30 de março e 4 de abril de 2022, a segunda pesquisa para reconhecimento da audiência do Literatura RS coletou 258 respostas. Com vinte perguntas, o questionário, que foi disponibilizado para seguidores das redes sociais, leitores da newsletter semanal e apoiadores mensais, desenha um perfil do público que acompanha a plataforma através de algum de seus pontos de contato digitais.

Entre os números apontados pelo questionário, destaca-se que 76,4% dos consultados passaram a conhecer pelas plataformas do LRS escritores que até então lhes eram desconhecidos. E 40,7% já compraram algum livro divulgado no LRS.

81,8% das pessoas que responderam a pesquisa vivem no Rio Grande do Sul e 12,4% em algum estado da Região Sudeste do Brasil. 26% tem entre 50 e 59 anos de idade e 23,3%, entre 60 e 69 — números que apontam para o envelhecimento da audiência em relação à pesquisa anterior, quando 23,5% tinha entre 50 e 59 anos, seguido por 21,7% com idade entre 30 e 39 anos.

Dos cinco últimos livros lidos pelos entrevistados, 65,9% é exemplar físico e foi comprado novo; 13,2% comprou exemplares usados em sebo e 8,1% comprou e-book.

Para 36%, a maior parte dos cinco últimos exemplares adquiridos foram comprados online; 21,3% em livrarias de bairro e 11,2% em grandes redes de livrarias.

Quanto à escrita, 53,5% identifica-se como escritor publicado e 12,4% escreve mas ainda não publica.

Entre os conteúdos do site que mais interessam à audiência, 35% aponta as notícias sobre prêmios, concursos e editais; seguido de notícias em geral para 33%; cursos e oficinas para 20,5%, e eventos para 17,5%. Já 83,4% concorda que está satisfeito com o conteúdo publicado por Literatura RS.

Para Vitor Diel, um dos editores da plataforma, os resultados comprovam que LRS tem conseguido manter o seu propósito original de visibilizar e impulsionar a cena literária do Rio Grande do Sul. “Literatura RS nasceu como uma página de Facebook em dezembro de 2014 com o objetivo de ampliar o alcance de livros, escritores, editoras, livrarias, eventos e projetos literários. O esforço foi reconhecido em 2016, com um Prêmio Açorianos de Literatura. As dificuldades advindas com a armadilha dos algoritmos na rede social nos levou a criar o site e a manutenção do trabalho tem sido conquistada com o sistema de apoiadores mensais. Nunca abrimos mão do propósito de dar visibilidade aos autores locais, acolhendo em pé de igualdade o autor estreante e o já reconhecido. Os números coletados em 2022 indicam que estamos no caminho certo, sempre nutrindo a perspectiva de melhoria contínua”, explica Diel. “Porém, precisamos olhar com atenção para a realidade das livrarias do Rio Grande do Sul, que enfrentam a concorrência desleal de empreendimentos como Amazon, fazendo com que uma riqueza saia do nosso estado e vá para o caixa de uma multinacional estrangeira. A pandemia e o isolamento social devem ter impactado esses números, mas a sociedade precisa refletir sobre a valorização dos pequenos negócios de livreiros locais”, conclui.

A pesquisa não coletou informações pessoais como nome, e-mail, telefone e endereço. Esta é a segunda iniciativa de reconhecimento da audiência lançada por LRS. Em agosto de 2019, ação semelhante também foi realizada e resultou em166 respostas.

Saiba mais sobre Literatura RS e seus editores aqui.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s