Paola Severo em videopoemas

Escritora de Santa Cruz do Sul lança no YouTube leituras dramáticas de seus poemas

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Supernova Filmes

A escritora e jornalista santa-cruzense Paola Severo encontra agora uma nova frente de atuação criativa. Desde o dia 1º de abril, a poeta tem publicado no YouTube uma série de videopoemas ricos em sensibilidade, revolta e delicadeza intitulados 8 de Março, Tato, Diáspora e Atelophobia. A autora revela que o projeto iniciou ainda em 2021, quando foram realizadas as gravações em Santa Cruz do Sul. “Estava finalizando minha pós-graduação em História da Arte e fiquei muito interessada na videoarte e suas possibilidades. Os videopoemas unem duas coisas que amo, que são a poesia e o audiovisual, além de usar uma linguagem híbrida e que rompe com os padrões estéticos”, explica.

A partir dos roteiros de Paola, os vídeos foram feitos pela equipe da produtora santa-cruzense Supernova Filmes, que realizou a captação e edição das imagens. “Para nós da Supernova Filmes foi muito gratificante poder ilustrar e contribuir com a nossa arte, para a arte da Paola. E fora o processo que foi muito legal, poder conversar sobre um milhão de referências pra cada um dos vídeos. Acreditamos que deu muita liga nessa colaboração, foi um processo maravilhoso e como é bom trabalhar com quem a gente admira e gosta”, declarou o sócio da produtora, Jean Victor Castilhos.

Os quatro vídeos reúnem poemas dos livros lançados pela escritora, Melodia Perversa (2019) e Atelophobia (2021), ambos pela Editora Gazeta, além de dois textos ainda inéditos. Cada videopoema contou com um conceito único, locações e produções diferentes, além de maquiagens de Laura Zimmer Helfer. “A ideia sempre foi fazer quatro produções bem diferentes, que refletissem aspectos dos poemas, criando narrativas singulares”, reforça Paola. De acordo com a artista, o formato videopoema oferece liberdade para experimentação dentro da arte contemporânea, unindo o vídeo, a poesia e a performance.

Clique aqui e confira o canal de Paola Severo no YouTube (link externo).

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s