Novo endereço aproxima a ONG da rota cultural da capital, próximo a museus e pontos turísticos
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
O corredor cultural no centro de Porto Alegre que se estende do Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, até a Usina do Gasômetro, na orla do Guaíba, ganha um novo ponto de atração: a biblioteca comunitária do Cirandar será reinaugurada em novo endereço no sábado, dia 23 de abril. A nova sede fica localizada na Rua dos Andradas, 851, no térreo. Uma programação de poesia e música marcará a data.

Na nova casa, funcionará uma biblioteca com um acervo de aproximadamente 2.500 livros que atenderá moradores e frequentadores da região central de Porto Alegre. As obras disponíveis têm temática variada: literatura brasileira, estrangeira, infantil e juvenil, além de arte, comunicação e leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS. Para realizar empréstimos, será necessário o preenchimento de um cadastro, além da apresentação de documento de identidade e comprovante de residência.
A biblioteca funcionará de segunda a quinta-feira e sábados, das 14h às 18h, e sextas-feiras, das 9h às 18h. Para o segundo semestre, o Cirandar projeta a realização de cursos voltados para leitura, educação e infância. A programação poderá ser acompanhada no site oficial (link externo).
No novo endereço do Cirandar funcionará também, em uma parceria com o Governo Estadual, o Centro de Referência à população e aos Imigrantes — público para o qual o Cirandar passará a promover iniciativas específicas nas áreas cultural e gastronômica a partir do segundo semestre de 2022. As ações serão voltadas principalmente para as comunidades senegalesa, angolana, haitiana, venezuelana e argentina, que são as populações imigrantes mais numerosas na Capital Gaúcha.

A ONG Cirandar atua desde 2008 na promoção da leitura, literatura, educação, arte e cultura junto a crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Além da biblioteca central, a instituição é responsável também pela Biblioteca Comunitária Chocolatão e atua em outras comunidades com projetos de leitura. As atividades desenvolvidas pela ONG podem ser fortalecidas através da campanha de financiamento coletivo neste site (link externo). Pessoas físicas e jurídicas também podem contribuir com a ONG através da dedução do Imposto de Renda.
Confira abaixo a programação da inauguração da nova sede, neste sábado:
15h30
Cortejo de Poesia com Mário Pirata e Fernanda Poletto
16h30
Pocket show com Nicola Spolidoro
16h45
Ciranda de Histórias com Anderson Kubiaki, Luciana Lee e Fernanda Polett
18h
Live Set de Thai$
18h30
Sarau do Cirandar. Presenças confirmadas: Alexandre Brito, Antônio Schimeneck, Caio Riter, Christian David, Ediane Gheno (Piqui), Eliane Bruél, Lilian Rocha e Gentil Saraiva Jr. O microfone será aberto para quem quiser trazer seus textos e músicas.
Encerramento com Samba de Roda do Ponto de Cultura Africanamente. Presenças confirmadas: Alejandro Suárez, Vitor Martinez, Rodrigo Apolinário, Zé do Pandeiro e Clube do Pandeiro de Porto Alegre.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.