Comida que inspira

Oficina une escrita criativa e os estímulos do paladar no sábado, 9 de julho, em Porto Alegre

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

A proposta de escrever sobre temas cotidianos enquanto uma refeição inspiradora acontece: essa é a motivação que estreia a oficina de escrita criativa criada pelo trio de jornalistas e escritores Fred Linardi, Luís Roberto Amabile e Luiza Estima.

“Já pensou o quanto os sentidos podem aguçar a inspiração para a escrita?”, Fred fez a provocação. A partir de um breve estímulo, podem vir lembranças, ideias para histórias e até mesmo o encontro com personagens que estavam escondidos na imaginação, prontos para ganharem vida com as palavras. Assim que os professores Fred e Luís Roberto pensaram a proposta à questão. Lu Estima transformou tudo em uma experiência completa para servir à mesa – nasceu a Oficina de Escrita Comida Inspirativa. “Intercalando breves reflexões sobre criar e escrever, a degustação de um brunch e de textos, cenas e músicas que envolvem a experiência do sabor, vamos trazer estímulos para a escrita dos participantes”, explica Luís Roberto.

A Oficina de Escrita Inspirativa – com Brunch! ocorre no dia 9 de julho, sábado, das 9h às 12h, na Baden Cafeteria e Torrefação (R. Azevedo Sodré, 74 – Boa Vista – Porto Alegre/RS).

O investimento é de R$ 200 — ou R$ 360 para duas inscrições para o mesmo CPF. Pagamentos via PIX, cartões débito ou crédito.

As inscrições devem ser feitas aqui (link externo).

Sobre os ministrantes
Luís Roberto Amabile é escritor e professor de Escrita Criativa na PUCRS, doutor em Teoria da Literatura (2017) e em Escrita Criativa (2020). Tem textos publicados em revistas e antologias no Brasil, em Portugal, na Espanha e nos Estados Unidos. Com seu livro de contos, O lado que não era visível para quem estava na estrada (2020), recebeu o prêmio Minuano de Literatura 2021. Colaborou com Luiz Antonio de Assis Brasil em Escrever ficção (2019). É autor, entre outros, de O amor é um lugar estranho (2012), finalista do Prêmio Açorianos na categoria contos, e O livro dos cachorros (2015), vencedor da chamada para publicação do IEL/RS.

Fred Linardi é graduado em jornalismo pela Universidade Mackenzie, mestre e doutorando em Escrita Criativa pela PUCRS. Ministra oficinas de escrita de não ficção e de contos. Já escreveu mais de uma dezena de livros de memórias familiares, tendo nessa trajetória a inspiração para o seu livro de estreia: Onze estreias, vencedor do Prêmio de Literatura Cidade de Manaus, que conta a história da palhaça brasileira Gabriella Argento. O livro está em campanha no Catarse e será publicado em agosto de 2022. Fred também foi contemplado em outras premiações, como o Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães e o Concurso de Contos Paulo Leminski.

Sobre a organizadora
Lu Estima é jornalista, escritora, especializada na comunicação e produção de conteúdo para marcas de alimentos e bebidas. Curadora e produtora de eventos temáticos, como Casa Boa Mesa/Casa Cor e Casa e Comida/Ed. Globo. Tem publicados o livro de poemas e ilustrações autorais Trapiche (nov/2021), conto e poema premiados, é redatora no livro de receitas A Cozinha de Carla Pernambuco na TV, da chef de cozinha. É estudante de Escrita Criativa na PUCRS e cocriadora do Café da Escrita, onde desenvolve, com os colegas, ações para a promoção da criação e da produção escrita.


Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s