Novo livro de Rafael Sica é um catálogo sobre a melancolia

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação

Triste, novo livro do quadrinista Rafael Sica, reúne desenhos com cenários ricamente detalhados e um elemento em comum: uma personagem sentada. Vestida de negro, com olhar perdido e semblante desanimado, é o único ser humano retratado.

“É um livro de paisagens e é um livro sobre não-estar”, afirma o autor, que desenhou amplas bibliotecas, labirintos povoado por monstros, galáxias, cemitérios. Silenciosas, as imagens são um convite para a reflexão sobre a tristeza individual e coletiva. Sica é também autor de Fachadas (Lote 42), publicado em 2017. Em ambos, o artista não usa palavras, mas conta histórias com situações ora cotidianas, ora fantásticas.

Reprodução

A obra será lançada na segunda-feira, dia 25 de novembro, às 19h30, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (R. Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista – São Paulo/SP), com uma conversa entre o autor e o médico e professor Paulo Saldiva. “As imagens retratam o viver das pessoas nestes bicudos tempos, em que desaprendemos de olhos os outros e compartilhar afetos, amparo e sentimentos”, escreveu Saldiva no posfácio da obra. O evento tem entrada gratuita, mediante inscrição neste link.

Sobre o autor
Rafael Sica nasceu na cidade de Pelotas (RS), em 1979. Venceu por duas vezes o Prêmio HQ Mix (2005 e 2009), nas categorias Novo Talento e Web Quadrinhos. Em 2008, montou com treze de seus desenhos a lápis a exposição “Cinza-Choque” no Museu do Trabalho, em Porto Alegre. No ano de 2011 publicou o livro Ordinário (Companhia das Letras).  Em 2013, participou da antologia Friquinique (Beleléu) e publicou o álbum Tobogã (Narval). No ano de 2014 publicou Novela (BebelBooks) e FIM – Fácil e Ilustrado Manifesto (Beleléu). Em 2017 publicou o livro Fachadas (Lote 42). A exposição individual “O Ordinário Rafael Sica” percorreu as unidades da Caixa Cultural de Fortaleza,  Rio de Janeiro e Curitiba, durante o ano de 2018. Em 2019 publicou o livro Triste (Lote 42).

Triste
Rafael Sica
Ilustrado
64 p.
26 x 37 cm
R$ 65
Lote 42

Da assessoria

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s