Marcelino Poli lança coletânea de crônicas que refletem sobre ciência, vida humana e muito mais
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Pensamentos divididos em três momentos: lembranças, devaneios, relatos. Talvez assim possa ser brevemente resumida a obra Do estetoscópio à compreensão da vida: aventuras e inquietações, escrita por Marcelino Poli. O livro, editado pela AGE, tem 214 páginas e está sendo vendido ao preço de R$ 49,00.
Mesmo que seja de certa forma segmentada, tem um ponto em comum, que o escritor Armindo Trevisan aponta na introdução como humanismo: “O humanismo, por assim dizer, envolve os textos de Poli numa espécie de halo de veneração à vida humana”.
Esse apreço pela vida humana, característica marcante da profissão de Poli, que é médico, está muito presente no livro. Temas como amor, saudade, nostalgia, saudades e amizade são recorrentes. Mais do que uma coletânea, a obra de Poli é uma declaração de amor à vida. A vida bem vivida, que fique claro.
Os relatos de viagem são saborosíssimos, trazendo peculiaridades locais, tiradas divertidas e algumas enrascadas, como no texto Viagem tumultuada, que conta algumas, digamos, aventuras num trajeto impossível e inseguro de realizar dirigindo um automóvel alugado.
Sobre o autor
Marcelino Poli é médico ginecologista com mais de 50 anos de profissão — 40 deles também como professor na Faculdade de Medicina da PUCRS. Este é seu primeiro livro individual, tendo já participado de algumas coletâneas.

Do estetoscópio à compreensão da vida: aventuras e inquietações
Marcelino Poli
214 p.
R$ 49
Editora AGE
Compre aqui (link externo)
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.