Rodrigo Trespach analisa a Revolução de 30

Terceiro livro baseado na série Guerras do Brasil.doc, da Netflix, narra os acontecimentos que culminaram na ascensão de Getúlio Vargas; obra tem organização de Luiz Bolognesi

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

O quarto episódio de Guerras do Brasil.doc, uma das séries nacionais mais assistidas da Netflix, chega agora às livrarias com análises aprofundadas em torno das questões já expostas no documentário de Luiz Bolognesi. Em A Revolução de 1930: o conflito que mudou o Brasil, o historiador e escritor Rodrigo Trespach reúne informações sobre a escalada de Getúlio Vargas até o poder e as novas formas de governar o País desenvolvidas após o fim da República Velha.

As pesquisas organizadas nessa obra apresentam um panorama histórico sobre as influências, sobretudo francesas, na construção das cidades brasileiras, no estabelecimento de padrões culturais e políticos, as atuações de elites econômicas, principalmente cafeeiras, e as inúmeras manipulações eleitorais até o desencadeamento de revoltas militares e da insatisfação popular que abriu espaço para o governo de Vargas.

Para explicitar as características do Brasil durante a Primeira República e os esforços para a modernização da nação, Trespach mostra acontecimentos-chave na manutenção e nas disputas de poder entre 1889 a 1930, com as mobilizações pelo fim do controle político exercido pelas oligarquias regionais.

Entre eles, o leitor encontra estudos sobre a valorização do positivismo de Augusto Comte, o surgimento da imprensa brasileira e sua influência no cenário político, a instauração da “Política do Café com Leite”, a eclosão das revoltas tenentistas, a emergência da Aliança Liberal contra as oligarquias tradicionais, a chegada de Vargas à presidência até as tensões que motivaram o suicídio do político gaúcho, conhecido como “pai dos pobres”, em 1954.

Sobre o autor
Rodrigo Trespach é historiador, pesquisador e escritor. Autor de treze livros, publicou quatro títulos da coleção Histórias não (ou mal) contadas, da HarperCollins Brasil. Também escreveu O Lavrador e o Sapateiro, Quatro Dias em Abril, 1824 e Personagens do Terceiro Reich, além de diversos artigos e matérias para jornais e revistas nacionais e internacionais.

A Revolução de 1930: o conflito que mudou o Brasil
Rodrigo Trespach
224 p.
R$ 49,90
Harper Collins
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s