A história do resgate de uma relação

Novo livro de Caio Riter foi escrito em parceria com Penélope Martins e conta história de reaproximação entre mãe e filha pela rede social

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A Editora do Brasil lança o livro Ainda assim te quero bem, de Caio Riter e Penélope Martins, com ilustrações de Talita Nozomi. O novo título da Coleção Farol é voltado aos jovens adultos, a partir do 9º ano do Fundamental II e do Ensino Médio. A narrativa trata de uma situação delicada: o relacionamento entre pais e filhos. Com leveza e dinamicidade, os autores nos apresentam Ana Lúcia, que tomou a decisão mais difícil de sua vida para viver um grande amor: perder o contato com a filha. Agora, 12 anos depois, ela vê as redes sociais como uma oportunidade perfeita para tentar se reconectar com Marina, a filha já adolescente.

A obra, que apresenta uma complexa história sobre o perdão, foi escrita inteiramente através de troca de mensagens privadas pela rede social. A narrativa mantém essa característica:

“Eu e Penélope assumimos cada um o papel de uma das personagens e fomos trocando mensagens pelo Facebook”, revela Caio, contando que o livro nasceu a partir de uma provocação criativa da co-autora Penélope Martins. “Muito da escrita se deu mesmo no processo de produção, de ação e reação das personagens. Houve um momento em que senti necessidade de definirmos rumos, a fim de encaminharmos o fechamento da história. Aí propus um pequeno roteiro. Feito isso, retornamos ao Facebook”, completa o autor.

As conversas entre Marina e Ana Lúcia vão além das rememorações de um passado mal resolvido e das mágoas que ainda deixam cicatrizes. Mãe e filha irão também se descobrir pessoas, mulheres fortes que precisam achar seus próprios caminhos em uma sociedade cheia de rótulos e regras.

As ilustrações de Talita Nozomi buscam estabelecer relações com o texto verbal das personagens, com elementos que conversam e expandem a narrativa além do potencial das palavras.

Reprodução

Sobre os autores
Caio Riter nasceu em 1962, em Porto Alegre, onde mora até hoje. É escritor, doutor em Literatura Brasileira e pós-doutorando em Escrita Criativa na PUC-RS, já publicou mais de 60 livros, dentre eles infantis, juvenis, contos e poesias. Recebeu diversos prêmios, incluindo os prêmios Açorianos, 1º Barco a Vapor, Ages – Livro do ano, Orígenes Lessa, Ofélia Fontes, além do Selo Altamente Recomendável da FNLIJ. Já teve seus livros inclusos nos Catálogos de Bolonha e White Ravens. Vários de seus livros foram selecionados para programas governamentais, como o PNBE e o Kit Escolar BH. Além de escritor, é professor e ministra oficinas, cursos e palestras sobre criação literária por todo Brasil. Para saber mais, acesse: caioriter.blogspot.com.

Penélope Martins nasceu em 1973, em Mogi das Cruzes. Pós-graduada em Direitos Humanos pela PUC-Campinas, dedica-se à formação de novos leitores desde 2006, produzindo conteúdo para encontros presenciais e plataformas digitais. Escritora, narradora de histórias e articuladora em projetos de fomento da palavra escrita e falada, também colabora com a articulação de reflexões sobre a leitura com a Editora do Brasil e outras instituições. Participou de coletivos de mulheres com poesia autoral e faz a curadoria do projeto Mulheres que Leem Mulheres, com ações em diversas instituições culturais como o Sesc. Já publicou diversos livros por várias grandes editoras, e em 2018 foi selecionada para o PNLD Literário.

Ainda assim te quero bem
Caio Riter e Penélope Martins; Talita Nozomi ils.
136 p.
R$ 53,50
Editora do Brasil
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s