Livro traz uma nova perspectiva histórica sobre as guerras mundiais

Grandes Guerras, de Rodrigo Trespach, é a edição atualizada de dois best-sellers

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

É comum que a história ensinada pelas escolas seja aceita como correta, sem muito espaço para questionamentos e oposições. Porém, em toda memória coletiva ou individual há um viés – o que torna necessário entender não apenas o que aconteceu, mas quem relatou o ocorrido e com que propósito. E quando levamos tudo em consideração, vemos que um mesmo acontecimento pode ter muitas versões diferentes.

Grandes Guerras, o novo livro do pesquisador e historiador Rodrigo Trespach pela HarperCollins, traz um olhar original sobre os dois maiores conflitos do século XX. Com uma linguagem simples e direta, ele aborda temas polêmicos e surpreendentes sobre fatos históricos que, ingenuamente, achávamos que conhecíamos bem. O título é a edição atualizada e com novas informações dos best-sellers Histórias não (ou mal) contadas: Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial, também publicados pela editora.

A obra de Trespach propõe trazer uma nova visão das Grandes Guerras, sem mencionar heróis e vilões. No livro, o autor discorre sobre como a Primeira e Segunda Guerra Mundial — dois dos eventos históricos que mais atraem o interesse público — se relacionam e se diferem, e ajuda a entender o contexto histórico que levou a cada uma delas.

Ao longo da leitura, é possível conhecer alguns dos detalhes da história que costumam ficar em segundo plano sempre que se fala em primeira e segunda guerras, procurando sair de estereótipos consolidados pelo senso comum. A reedição conta, ainda, com fotos, linha do tempo e lista de personagens históricos que ajudam a entender o cenário político desolador da época.

Sobre o autor
Rodrigo Trespach é historiador, pesquisador e escritor. Tem quinze livros publicados, entre eles, O lavrador e o sapateiro, Quatro dias em abril, 1824, Personagens do Terceiro Reich e A Revolução de 1930, este um dos cinco livros publicados pela HarperCollins. É autor de diversos artigos e matérias para jornais e revistas nacionais e internacionais.

Grandes Guerras
Rodrigo Trespach
496 p.
HarperCollins Brasil
R$ 64,90
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s