Incursões pela ficção de Valesca de Assis

Livro reúne artigos sobre diversos aspectos da obra da escritora gaúcha

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

Violência contra a mulher, autoria feminina e intertextualidades são alguns dos temas abordados nos artigos que integram o livro Incursões pela ficção de Valesca de Assis: os pampas das mulheres. Com organização de Vicentônio Regis do Nascimento Silva e Wilma dos Santos Coqueiro, a obra reúne artigos que se dedicam a diversos aspectos presentes nos livros de Valesca de Assis. As pessoas autoras que integram a publicação são as seguintes: Amanda da Silva Oliveira, André Eduardo Tardivo, Ana Maria Soares Zukoski, Lúcia Osana Zolin, Maria Eunice Moreira, Ana Paula Franco Nobile Brandileone, Mirian Cardoso da Silva, Nathalia de Souza Toncovitch, Claudia Priori, Lucas Breda Magalhães e Vanderléia da Silva Oliveira.

Marisa Corrêa Silva assina a apresentação, que diz: “Este livro, organizado por Wilma dos Santos Coqueiro e Vicentônio Regis do Nascimento Silva, surge propondo atender a duas demandas: a de estudos mais aprofundados acerca da obra de Valesca de Assis, autora gaúcha que vem produzindo uma obra densa e significativa, desde sua estreia, em 1990, com a publicação do romance A valsa da Medusa; e a de trabalhos que observem detidamente a representação feminina no Rio Grande do Sul – estado brasileiro que alia certa tradição literária de peso com uma tradição patriarcal bastante arraigada”.

Incursões pela ficção de Valesca de Assis: os pampas das mulheres pode ser adquirido pelo e-mail jasvens@yahoo.com.

Sobre os organizadores
Vicentônio Regis do Nascimento Silva é Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Wilma dos Santos Coqueiro é Doutora em Letras/Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Sobre a autora
Valesca de Assis nasceu em Santa Cruz do Sul/RS, em 1945. Cursou a Faculdade de Filosofia da UFRGS. É professora de História especializada em Ciências da Educação e ministrante de oficinas de escrita criativa. Estreou como escritora em 1990, com a publicação de A valsa da MedusaHarmonia das esferas foi vencedor do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes e Prêmio Especial do Júri da União Brasileira de Escritores, em 2000; indicado para o Prêmio Açorianos de Literatura, categoria Romance, em 2001. Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, categoria Crônica, em 2003, por Todos os meses. Foi também finalista do Prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores, em 2009, categoria Infanto-juvenil, por Vão pensar que estamos fugindo e Prêmio AGEs Livro do ano em 2017 pelo romance A ponta do silêncio. Patrona da Feira do Livro de Porto Alegre em 2017.

Incursões pela ficção de Valesca de Assis: os pampas das mulheres
Vicentônio Regis do Nascimento Silva e Wilma dos Santos Coqueiro org.
168 p.
R$ 35 + frete
Editora Jasvens

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s