Jacira Fagundes: Três décadas de história

“Trata-se de uma obra que visa alcançar maior interesse do leitor à condição do idoso

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

Um trabalho que une histórias de vida, depoimentos, memórias, resultados de intensa e salutar convivência voltados a uma faixa de idade por vezes esquecida pela sociedade, é o que traz o livro que me chega às mãos. Um oferecimento de Margareth Jackler – integrante e colaboradora – do Grupo de Longevidade.

A obra, de autoria de Cristina Lemos e Sandra Soares Ferreira, é financiada pelo Conselho Municipal do Idoso e pelo Fundo Municipal do Idoso, por meio de edital de chamamento público do projeto. Foi elaborada com a ajuda de seus colaboradores nos mais de 30 anos de convivência.

E aponta: Se o leitor está se perguntando sobre o motivo de se escrever um livro sobre grupo de idosos, com certeza, a resposta seria: “Escrevemos para poder contar uma história de amor e de cuidado que aconteceu durante mais de 30 anos.”

Reprodução

Por muito tempo, o grupo atuou na Unidade de Saúde Conceição em convívio com idosos visando ações voltadas ao envelhecimento saudável e às condições de dignidade e do autocuidado.

Atividades físicas, culturais, artísticas e de socialização foram desenvolvidas, desde arte, teatro, contação de histórias , desfiles, visitas e outras. A ênfase deu-se na contribuição com atividades visando educação e promoção de saúde física e mental dos internos.

Enfim, trata-se de uma obra que visa alcançar maior interesse do leitor à condição do idoso, em nosso meio, com a devida atenção da sociedade pública e civil quanto à mudança de paradigmas. Pois, como encerra a obra:

“Partindo da premissa de que a velhice é uma construção social, desejamos viver de forma plena nossa envelhecência e isto significa quebrar paradigmas transformando a vivência da velhice em uma experiência criativa, que subverte as noções anteriores de declínio e degeneração, e apontam para uma relação criativa do envelhecer e da reconstrução da história pessoal por meio de novas experiências.”

Manoel Berlink, 1996

Jacira Fagundes é escritora, palestrante e ministra oficina literária desde 2005. Integrou a diretoria da AGES em três gestões. No momento faz parte do Conselho Fiscal da entidade. Por dois anos consecutivos, fez a Coordenadoria Regional/ Sul da AEILJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil). Coordena o Grupo de Leitura e Criação Literária no Espaço Metamorfose Cursos, desde 2016. Organizadora de duas Coletâneas de Contos do Grupo Pra ver a banda passar…contando histórias de amor (2018) e da Coletânea Quando o verbo vira trama (2020), ambas publicadas pela Editora Metamorfose. Em 2021, ministrou oficina literária virtual de narrativa longa, que deve culminar com trabalho experimental na Internet em 2021. Tem 17 livros publicados. Dois no espelho – novela (2007, em primeira edição e 2014 em segunda) e No limite dos sentidos – contos (2009), pela Editora Movimento. Suas obras mais recentes são o infantil A Cadeira Contadeira pela Franco Editora, de Juiz de Fora/MG e Pequenos Notáveis – minicontos publicados pela Editora Metamorfose, de Porto Alegre. Ambas publicadas em 2018. E a segunda edição de Mania de Gavetas – infanto juvenil em 2020, pela Editora Alarte de POA. Em 2021, a obra infanto-juvenil Pinta uma história pra mim encontra-se em fase de publicação pela Editora Palavreado, do município de Guaíba. Promessa de lançamento ainda no primeiro semestre de 2021. É colunista no portal http://www.artistasgauchos.com.br.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s