Ronald Augusto ministra curso sobre literatura negra

Nos dias 9, 16 e 23 de agosto, no Instituto Ling

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Leonardo Brasiliense

O poeta, letrista e ensaísta Ronald Augusto ministrará o curso Literatura Negra: da invenção da tradição aos experimentos do presente durante o mês de agosto no Instituto Ling. Serão três encontros, nos dias 9, 16 e 23, sempre nas terças-feiras, às 19h, baseados na leitura e na discussão de diferentes textos que buscam ampliar o repertório sobre temas associados à cultura afrodescendente. Autores como James Baldwin, Toni Morrison, Oliveira Silveira, Stuart Hall e Eliane Marques estão entre ensaios e poesias que serão abordados, ilustrando questões como identidade e pertencimento.

“Literatura negra é um campo plural, traço distintivo e ponto de convergências. Mas é também um ambiente lacunar, feito de presenças e ausências, que adquire e projeta sentidos pelo que apresenta e pelo que ainda está por vir e apresentar. Espaço em construção, aberto sempre a investigações e intervenções”, antecipa Ronald.

As matrículas para o curso custam R$ 258 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS). Professores da rede pública podem solicitar bolsa de estudos para a atividade, enviando um email para instituto.ling@institutoling.org.br.

Sobre o ministrante
Nascido em Rio Grande, em 1961, Ronald Augusto tem entre suas principais publicações Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004), No Assoalho Duro (2007), Cair de Costas (2012), Oliveira Silveira: poesia reunida (2012), Decupagens Assim (2012), Empresto do Visitante (2013), À Ipásia que o espera (2016), Entre uma praia e outra (2018) e A contragosto do solo (2020). Dá expediente no blog www.poesia-pau.blogspot.com e é colunista do portal de notícias Sul21.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s